- Publicidade -

Roadshow vai levar cursos sobre energia solar ao Vale do Ribeira (SP)

Governo de SP, ABGD e Huawei levam projeto internacional de energia renovável para o Vale do Ribeira.

cursos de energia solar
Imagem: Divulgação | ABGD

O Vale do Ribeira é foco de projetos de desenvolvimento por parte do governo de São Paulo. Com uma parceria internacional, o estado vai levar para 13 cidades da região cursos de capacitação técnica para a instalação de sistemas de energia fotovoltaica.

- Publicidade -

Os cursos serão ministrados pelo “RoadShow Huawei Solar”: um projeto itinerante da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) para estimular o mercado de energias renováveis no Brasil. A meta é qualificar 260 pessoas.

O projeto obteve apoio internacional e foi selecionado pelo The Climate Group para receber um aporte de US$ 10 mil do Future Fund, fundo que contribui com medidas para minimizar os impactos das mudanças climáticas.

energia solar residencial

Como será

Os cursos terão início em maio. O caminhão solar sairá de São Paulo em 2 de maio e chegará em Pedro de Toledo, primeira cidade do Vale, no dia seguinte. Após passar pelas 13 cidades, a unidade móvel irá pelo litoral paulista e por outras regiões do interior do estado.

As aulas serão realizadas em uma sala de aula adaptada, construída dentro de uma unidade móvel de treinamento, que fará o trajeto entre as diversas cidades. O espaço também conta com uma casa com cozinha e lavanderia com sistema de microgeração on-grid e off-grid real, utilizado para as atividades demonstrativas. 

- Publicidade -

Serão oito horas de atividade, que incluem noções básicas de regulamentação de geração distribuída de energia elétrica, dimensionamento preliminar de projetos solares fotovoltaicos, segurança e qualidade das instalações e vendas. Os alunos que quiserem a certificação de instaladores serão encaminhados para a capacitação integral, oferecida pelo SENAI e por outras instituições de ensino.

O projeto conta com o patrocínio da empresa de tecnologia Huawei, da Risen Solar Technology e da Charles Stewart Mott Foundation

Mais detalhes

A lista completa dos municípios pode ser consultada no site.

- Publicidade -

A inscrição é um 1kg de alimento não perecível e o interessado deve se inscrever no site do evento.

O RoadShow Solar também chegará em Rondônia (BR), em uma iniciativa para levar energia fotovoltaica para comunidades isoladas. 

Os organizadores garantem que serão seguidos todos os protocolos para Covid-19.