- Publicidade -
Projetar cinema para todos

Democratizar o acesso ao cinema é uma das missões do Projetar: Toda Forma do Cinema, iniciativa desenvolvida pelo Telecine em parceria com ONGs e outras instituições para levar a experiência da sétima arte a pessoas com limitações físicas ou econômicas. Lançado há três anos, o projeto passou por quatro cidades no país e já contou com a participação de mais de quatro mil convidados. 

- Publicidade -

No vídeo “Filme no Escuro” as pessoas que não tem deficiência visual podem entender um pouco melhor como é a experiência promovida por estas sessões de cinema especiais.

“Nessas sessões, os filmes são exibidos com audiodescrição, e uma equipe composta prepara uma dinâmica especial para a exibição: eles auxiliam os convidados na chegada às cadeiras da sala do cinema e entregam os combos com pipoca e refrigerante. Existe também um cuidado com a iluminação da sala e a escolha dos filmes, uma vez que cenas com muitas luzes podem incomodar pessoas que tem baixa visão”, afirma Daniela Evelyn, Diretora do Projetar no Telecine.

- Publicidade -

Com ações mensais que exibem sucessos de bilheteria, a iniciativa convida públicos que muitas vezes não têm acesso ao cinema. Para realizar as sessões, a marca se reuniu com parceiros como a agência Oito e fundações como Dorina Norwill e Benjamin Constant. 

Além das sessões para deficientes visuais, o Projetar também promove a magia do cinema para pessoas em situação de refúgio, e jovens em vulnerabilidade. “Se o propósito da marca é levar a magia do cinema para todos, é necessário colocá-lo em prática para todos os públicos. A partir dessa missão, surgiu o Projetar: Toda Forma de Cinema, ação com a qual esperamos estimular outras marcas e parceiros a tomar iniciativas de inclusão”, explica Daniela.

- Publicidade -

Em 2020, o Telecine pretende ampliar o projeto. A empresa busca novos parceiros para promover mais inclusão, expandindo o número de participantes do Projetar, desenvolvendo novos formatos de exibições especiais para públicos que estão distantes do cinema.