A edição de 2018 do Prêmio Zayed de Sustentabilidade está com inscrições abertas até 9 de agosto. O prêmio é concedido a organizações que demonstram iniciativas de destaque, avaliando a inovação, impacto e inspiração de soluções de desenvolvimento sustentável.

O fundo total de prêmio de US$ 3 milhões é distribuído em cinco categorias: Saúde, Alimentos, Energia, Água e Escolas de Ensino Médio de todo o mundo. O vencedor de cada categoria receberá US$ 600 mil.

Categorias

A categoria Saúde é voltada para organizações que trabalham com foco na melhoria à saúde materna e neonatal ou no combate às epidemias e doenças causadas pela poluição e produtos químicos perigosos.

Em Alimentos, serão avaliadas organizações empenhadas em acabar com a fome e desnutrição, em garantir a sustentabilidade dos sistemas de produção de alimentos, em aumentar a produtividade agrícola e em promover a diversidade de sementes e da população animal.

Na categoria Energia, poderão participar organizações que têm como objetivos a garantia de segurança energética, acesso universal a serviços de energia confiáveis, modernos e acessíveis, melhoria da eficiência energética, expansão da infraestrutura e atualização da tecnologia que fornece energia para todos.

As organizações que se candidatarem na categoria Água devem estar ativas na melhoria da qualidade de água, no saneamento e eficiência no uso da água, na proteção de ecossistemas relacionados à água e na participação da comunidade.

Por último, a categoria “Escolas de Ensino Médio em Todo o Mundo” está aberta para escolas com ideias para projetos nas áreas de saúde, alimentação, energia ou água. As escolas participantes do prêmio precisam mostrar como o projeto de sustentabilidade pode melhorar a escola e a comunidade ao redor.

Avaliação

O processo de avaliação consiste de três etapas. Na primeira, uma empresa internacional de pesquisa e análise realizará as verificações necessárias em todas as propostas. Em seguida, o comitê de seleção avaliará e pontuará as inscrições para criar uma lista de finalistas para passar para a última etapa do processo. Esta será feita por um júri, que se reunirá pessoalmente com os finalistas e selecionará os vencedores em cada categoria.

Os interessados em participar poderão ver os detalhes da inscrição pelo site do prêmio.

Vencedores

Os vencedores serão anunciados em uma cerimônia de premiação durante a Semana de Sustentabilidade de Abu Dhabi em 14 de janeiro de 2019.

O prêmio foi lançado em 2008 com o nome Prêmio Zayed Future Energy. Ele foi criado por líderes dos Emirados Árabes com o objetivo de incentivar e fortalecer a inovação em energias renováveis e honrar o fundador, o xeique Zayed bin Sultan Al Nahyan. Em 2013, o professor José Goldemberg, presidente da FAPESP, foi um dos premiados, na categoria Lifetime Achievement.

Para mais informações, acesse aqui.