Ícone do site

Edital busca “produtores de água” para ações de conservação de água e solo

Produtores rurais vão receber auxílio para preservação da água ao redor da bacia hidrográfica do Alto Descoberto

Published 21/03/2024
Alto Descoberto

Ação de plantio de mudas para recuperar nascentes do Alto Descoberto. | | Foto: Gabriel Jabur | Agência Brasília

Principal manancial de abastecimento público do Distrito Federal, a bacia hidrográfica do Alto Descoberto é responsável por abastecer 60% da população brasiliense. A área é foco de mais uma edição do programa “Produtor de Água”, que está buscando a contratação de serviços de proteção de recursos hídricos.

A procura se dá por meio de um edital de chamamento público cujo objetivo é incentivar a adoção de práticas que contribuam para conservação e recuperação dos recursos hídricos e do solo desta bacia hidrográfica.

A área de abrangência do projeto contempla toda a bacia, o que corresponde a 452km², sendo 70% no Distrito Federal (nas regiões administrativas de Brazlândia e Ceilândia) e 30% em Goiás (nos municípios de Padre Bernardo e Águas Lindas de Goiás).

Foz do rio Descoberto. | Foto: CAESB

O orçamento previsto neste projeto pode chegar a R$ 10 milhões, a serem investidos nos próximos cinco anos, com recursos da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB). O evento de lançamento acontece nesta sexta-feira, 22 de março, Dia Mundial da Água.

Criado em 2001, o programa Produtor de Água busca apoiar projetos que contenham ações de conservação de recursos hídricos no meio rural com foco na segurança hídrica, no reconhecimento e no estímulo aos serviços ambientais prestados pelos produtores rurais através das ações de conservação de água e solo em suas propriedades. Iniciativas por todo o Brasil já foram apoiadas.

Quem pode se inscrever

O edital é direcionado aos(às) produtores(as) rurais de Brazlândia (DF) e de Águas Lindas de Goiás. Os interessados em aderir ao Projeto Produtor de Água no Descoberto devem verificar se suas propriedades estão nas áreas priorizadas pela iniciativa no escritório da Emater-DF em Brazlândia, cujo telefone é o (61) 3311-9313; da Emater-GO, (62) 98152-1596; ou da Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, (61) 3618-4007.

Sair da versão mobile