deixaki recicláveis
Foto: Reprodução | Triciclo
- Publicidade -

Com o objetivo de fortalecer a economia circular e diminuir a quantidade de materiais pós-consumo dispostos em aterros sanitários, como vidros, papéis, plásticos e sucatas metálicas, a Colgate-Palmolive, a Ambev e a Suzano se uniram em um projeto de coleta e reciclagem de resíduos.

Para este projeto, contrataram a Triciclo, empresa do grupo Ambipar que desenvolveu um sistema automatizado drop ‘n’ go, conhecido como Deixaki. Os recicláveis deixados nas estações geram tricoins, créditos que são convertidos em descontos para bilhetes de transporte público, recarga de celular, desconto em livrarias e, até mesmo, redução na conta de energia Ecoenel, um projeto da Enel para clientes que fazem o descarte correto de resíduos.

deixaki recicláveis
Foto: Facebook | Triciclo

Para acumular créditos, é preciso baixar o aplicativo Triciclo, disponível nos sistemas Android e iOS. Ao realizar o cadastro, o usuário tem acesso a uma opção de ecobag retornável para ser utilizada no descarte dos materiais no Deixaki. Até novembro as ecobags vão ser entregues nos caixas dos estabelecimentos parceiros e depois passarão a ser disponibilizadas na própria estação de entrega.  

- Publicidade -

Após o descarte dos resíduos dentro de uma ecobag, o Deixaki confere peso aos materiais e envia as informações ao sistema para que a conta receba as tricoins, calculadas por quilograma de resíduo entregue. O Deixaki possui três grandes gavetas disponíveis, separadas por tipo de material, cada uma com seu respectivo QR Code a ser escaneado pelo aplicativo antes de realizar o depósito.

deixaki recicláveis
Imagem: Divulgação

A população poderá descartar os materiais e receber suas tricoins no ecoponto em forma de contêiner que está disponibilizado no Makro em São Bernardo do Campo, cidade localizada na Grande São Paulo.

As pessoas podem descartar uma série de itens, como materiais de vidro, alumínio, papel, papelão e embalagens em geral, de uso mais comum. Só não podem ser descartados no Deixaki resíduos tóxicos, madeira, objetos cortantes, lâmpadas, tintas, espelhos, cerâmica, isopor, pilhas e baterias.

“Nós acreditamos que iniciativas que engajam a população são fundamentais para construirmos, juntos, o futuro sustentável que queremos.” Fabio Almeida, Diretor Executivo de Papel e Embalagens da Suzano.

deixaki recicláveis
Foto: Facebook | Triciclo

Além do Deixaki, a Triciclo tem outros projetos e pontos para a coleta de recicláveis que são convertidos em benefícios. Para conferir, clique AQUI.

- Publicidade -