ecopontos ecoenel recicláveis energia
Foto: Divulgação | Enel

Uma parceria entre a Enel Distribuição São Paulo, a rede Assaí Atacadista, e a Prefeitura de Carapicuíba acabam de inaugurar o novo ecoponto do município. Agora, os moradores da cidade e região podem entregar seus resíduos recicláveis no estacionamento do Assaí Carapicuíba e receber descontos na conta de luz como retorno.

O ecoponto faz parte do programa Ecoenel, que oferece desconto na conta de energia dos consumidores em troca de materiais recicláveis, como papel, plástico, metal e vidro. Para ter acesso ao benefício, o cliente da Enel deve levar uma conta de luz recente junto ao material para descarte até o ecoponto localizado no Assaí Carapicuíba. 

Para agilizar o processo de entrega e pesagem dos resíduos, os materiais devem ser separados e limpos com antecedência. Papéis e plásticos, por exemplo, não podem estar sujos ou molhados. No caso das latas de alumínio, devem estar sem areia, pedra ou materiais que comprometam a pesagem.

Segundo a gerente de sustentabilidade da Enel, Solange Mello, a distribuidora incentiva o consumo consciente entre os seus consumidores e promove o descarte correto dos resíduos, um dos principais desafios impostos aos centros urbanos.

“Acreditamos que, neste novo espaço, a população irá se engajar ainda mais para descartar corretamente esses materiais, o que é tão importante para o meio ambiente, além de contribuir para a redução das contas de energia dos clientes.”

Solange Mello

No antigo endereço do ecoponto, mais de 42 toneladas de resíduos foram transformadas em R$ 2.554,61 em bônus na conta de luz de 607 clientes da distribuidora. 

“O Assaí de Carapicuíba está localizado em uma região de fácil acesso, no centro da cidade, e permitirá que cada vez mais pessoas possam contribuir com a destinação correta de resíduos para a reciclagem. A iniciativa facilita o acesso a práticas de sustentabilidade e ainda beneficia os clientes economicamente, já que traz como benefício o desconto na conta de energia elétrica”, analisa a Diretora de Marketing e Sustentabilidade do Assaí Atacadista, Marly Lopes.

O novo ecoponto de Carapicuíba está seguindo os protocolos de higiene e segurança para a Covid-19, como o uso de máscara, luvas e álcool em gel pelos colaboradores, e compartilhamento das orientações sobre o distanciamento social mínimo. 

Ecoponto em Carapicuíba

Local: Assaí Carapicuíba

Endereço: Av. Desembargador Doutor Eduardo Cunha de Abreu, nº 1.455, Vila Municipal

Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 13h e das 14h às 17h