Campanha troca latas de aço por crédito no transporte público

Estações do Metrô, CPTM e terminal de ônibus Jabaquara recebem máquinas para depósito de latas de aço que geram créditos

Foto: Divulgação | Prolata

Para incentivar a reciclagem de lata de aço pós-consumo, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), a Prolata e a Triciclo Soluções Sustentáveis promovem a ação Dê passagem para a natureza, que ela retorna para você.

Para receber as latas, o programa Retorna Machine está nas estações Brás do Metrô e da CPTM, na estação República do Metrô e no Terminal Metropolitano Jabaquara (EMTU).

O Retorna Machine funciona como um programa de fidelidade. Na medida em que o usuário deposita suas embalagens nas máquinas de venda reversa, adquire os “pontos triciclo”, que podem ser trocados por diversos benefícios.  

Latas por crédito

Na campanha Dê passagem para a natureza, que ela retorna para você, os usuários que depositarem embalagens de aço pós consumo nas Retorna Machines mencionadas podem trocar os pontos triciclo por crédito no Bilhete Único, no Cartão EMTU ou no Cartão BOM.

Cada embalagem de aço depositada nas Retorna Machines equivale a 10 pontos triciclo. Podem ser entregues latas de aço de tintas, alimentos e bebidas, entre outras.

Os 10 passageiros que mais reciclarem em cada uma das estações serão bonificados com crédito extra equivalente a três passagens, isto é, com 3.780 pontos triciclo.

Toda pontuação gerada nesta campanha será em igual valor concedida para a Associação Educacional e Assistencial Casa do Zezinho, instituição de acolhimento para crianças e adolescentes na zona sul de São Paulo. Ou seja: se forem coletados o equivalente a 10.000 pontos triciclo durante a campanha, a Triciclo concederá 10.000 pontos para a Casa do Zezinho.

“Estimular o cidadão a incluir em sua rotina o hábito de reciclar e ainda ter benefícios é uma das missões da Triciclo”, ressalta Felipe Cury, CEO da empresa.

“A destinação das embalagens de aço pós-consumo em pontos de entrega voluntária (PEVs) – caso das Retorna Machines – facilita a coleta e a destinação correta das latas, que são 100% recicláveis”, destaca Thais Fagury, presidente da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e diretora da Prolata.

Como participar?

Até 7 de outubro, as Retorna Machines estão localizadas na área livre da Estação Brás da CPTM, na plataforma de embarque da Estação República da Linha 4-Amarela sentido São Paulo-Morumbi e na entrada do túnel do Terminal Metropolitano da EMTU (Rua Nelson Fernandes, s/n).

Foto: Divulgação

Além da campanha, há Retornas Machines espalhadas pela cidade. Para participar, basta criar uma conta pelo site, pelo aplicativo Triciclo (basta baixa-lo na Google Play ou na Apple Store) ou em uma Retorna Machine, encontrar o local mais próximo, depositar a embalagem pós-consumo, atribuir os pontos triciclo pelo app ou site e trocá-los pelos benefícios.

Veja também:

Máquinas trocam recicláveis por dinheiro