Que tal trocar seus resíduos recicláveis por dinheiro? Uma parceria entre a Triciclo, empresa que trabalha com soluções para o desenvolvimento sustentável, e o Pagbank, banco digital do PagSeguro (UOL), tornou essa ideia realidade.

Por meio da Retorna Machine, máquinas para depósito de embalagens pós-consumo, a Triciclo já concedia aos consumidores benefícios. O sistema funciona como um plano de fidelidade ambiental: o usuário cria gratuitamente uma conta digital pelo site ou pelo app “Triciclo” e ao depositar embalagens na Retorna Machine recebe pontos.

Cada material equivale a uma pontuação. Ou seja, a embalagem de alumínio vale 15 pontos triciclo, a de aço 10 pontos, PET 10 pontos, longa vida e vidro 05 pontos. Então, cada vez que o usuário fizer o descarte da sua embalagem na Retorna, receberá os pontos direto na sua conta triciclo.

Os pontos podem ser trocados por benefícios como descontos em redes de papelaria, farmácia, recarga de celular, ou transformados em doações para organizações sociais. Agora, com a nova parceria, estes pontos podem ser transformados em dinheiro.

Recicláveis por dinheiro

O Pagbank disponibiliza aos seus clientes uma conta digital inteiramente gratuita, disponível via web e por aplicativo (Android e IOS). Com a integração de sistema entre as empresas, o usuário Triciclo poderá converter seus pontos em dinheiro na conta Pagbank, e assim realizar transferências gratuitas, efetuar o pagamento de quaisquer contas e boletos, saque no Banco 24 Horas, recargas em diversos serviços como Google Play, Uber, Spotfy e até solicitar um Cabify, além de diversos outros benefícios.

Quem já tem uma conta triciclo, precisa acessar o aplicativo “Triciclo”, disponível para IOS e Android, e selecionar a opção “Pagbank” no menu.

Nesta primeira oportunidade, será necessário criar e/ou vincular uma conta Pagbank à sua conta triciclo, de maneira simples e rápida, seguindo o procedimento em tela. Após a vinculação, estará disponível a opção de trocar pontos triciclo por crédito no Pagbank, na ordem de 100 pontos por R$ 0,15 (quinze centavos).

Valor no “lixo”

“a parceria e integração com o Pagbank sobreleva a percepção pública do valor que o ‘lixo’ doméstico possui, na medida em que facilmente transforma aquela embalagem usada em dinheiro. Certamente é uma ação que, além dos benefícios ambientais e educacionais, terá uma função econômica e social de complementar renda, ainda mais neste momento de calamidade pública”, explica Felipe Cury, diretor executivo da Triciclo.

“Criamos também uma função de login por QR CODE; assim, o usuário, se quiser, não precisa mais clicar na tela da Retorna para fazer o login e reciclar. É uma medida de prevenção e combate ao COVID-19, viabilizando a limpeza urbana e ações de reciclagem com segurança”, completas Felipe.

Fidelidade ambiental

Além da Retorna Machine, fazem parte do programa de fidelidade ambiental da Triciclo as máquinas Recicla Pharma e Deixaki. As máquinas estão distribuídas por locais públicos e privados nos Estados de São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Amazonas.

Todo o material coletado é tratado pela própria Triciclo para envio às cooperativas e empresas recicladoras. Em quatro anos de atividade, o Projeto Retorna Machine já coletou mais de seis milhões e meio de embalagens, gerando fonte de renda, matéria prima e de trabalho.

Regras do Programa Triciclo de Fidelidade e Recompensa

Para começar a pontuar e receber os créditos, o interessado deve criar uma conta digital triciclo, de maneira gratuita, através da própria Retorna Machine, pelo site www.triciclo.eco.br ou pelo aplicativo Triciclo (IOS e Android).

Depois, basta depositar as embalagens na Retorna Machine, na Recicla Pharma e/ou entregar seus materiais recicláveis em um Deixaki, sempre que quiser. Para recolhimento da embalagem pela Retorna ou Recicla, é necessário que a mesma contenha o código de barras legível.

Cada conta triciclo pode depositar até 10 embalagens por dia para acumular pontos. A partir do 11º resíduo no dia, os pontos são automaticamente doados para as Instituições Filantrópicas em igual proporção. Os pontos possuem validade de 180 dias, contados da data de acúmulo.

Para mais informações, acesse: www.triciclo.eco.br