A websérie “Gente que Recicla” chega a sua segunda temporada e mostra o impacto positivo da reciclagem sob o olhar de personagens reais. A programação da segunda temporada apresenta cinco mulheres que transformaram suas vidas e a de outras pessoas com a reciclagem.

São histórias de superação e conquistas que convidam para o reconhecimento do valor dessas trabalhadoras, a conscientização sobre o papel de cada um para uma evolução socioambiental e, consequentemente, o aumento do descarte correto dos resíduos recicláveis.

Protagonismo feminino

Com o conceito “Mulheres que Transformam”, a série retrata o empoderamento feminino e a forte participação das personagens no incentivo à sustentabilidade.

Entre as personagens estão Juliana, que começou a puxar carroça aos 16 anos e hoje é vice-presidente de uma cooperativa de materiais recicláveis no centro de São Paulo; Evelin, que transformou um ferro-velho em uma grande cooperativa no bairro de Irajá (RJ), da qual hoje é presidente; Ionara, diretora de cooperativa em Santana do Parnaíba (SP), que representou o Brasil em uma conferência internacional sobre reciclagem, sendo a única mulher convidada; Patrícia, educadora ambiental e diretora da ONG Noolhar, que está localizada em Belém (PA); e, Fabiana, que trabalha com fabricação de telhas com plástico e alumínio reciclados provenientes das embalagens cartonadas na Ecodita, recicladora que fica em Capitão Leônidas Marques (PR).

“Uma segunda temporada com histórias tão inspiradoras nos mostra o quanto é importante seguirmos no estímulo à reciclagem e no cuidado das pessoas que transformam esta cadeia e o meio ambiente. Estamos nesse caminho há duas décadas e nos orgulhamos de atuarmos como grandes incentivadores da reciclagem no país”, comemora Valéria Michel, diretora de Economia Circular da Tetra Pak para as Américas.

A websérie é uma iniciativa da Tetra Pak e está em linha com os apontamentos da pesquisa “Environment Research 2019”, encomendada pela empresa. Aplicada em 15 países para identificar hábitos de consumo relacionados ao meio ambiente, os dados revelaram que as mídias sociais estão entre os canais que os brasileiros mais utilizam para obter informações ambientais sobre embalagens.

“Uma boa notícia é que 86% dos entrevistados no Brasil estão preocupados com as questões ambientais, mostrando como o tema é importante e precisamos engajar cada vez mais pessoas. As cinco histórias retratadas na série são um recorte de como a reciclagem é transformadora e como todos podem colaborar para uma economia mais sustentável”, ressalta Patricia Bastos, diretora de Comunicação da Tetra Pak Brasil.

Para conferir a websérie completa, clique  aqui.