nova zelândia
Foto: iStock

A perspectiva indígena sobre a importância da sustentabilidade para a vida no planeta é tema de encontro online da Education New Zealand, agência do governo da Nova Zelândia para a educação internacional. O evento será transmitido ao vivo, no dia 24 de março, e contará com acadêmicos e especialistas Māori, povo indígena do país. 

Os valores Māori colocam a sustentabilidade como parte essencial de todas as atividades dos seres humanos na Terra. O respeito à natureza é aspecto fundamental da visão de mundo dos Māori e é uma mensagem que a Nova Zelândia vem tentando comunicar para a comunidade global.

Batizado de Kōrerorero, expressão em Māori que significa “conversa, discussão”, o encontro online surge no âmbito desta proposta de unir diferentes povos e culturas em torno da ideia de respeito e cuidado com o meio ambiente. A moderação será da Dra. Sarah-Jane Tiakiwai, Vice-Chanceler Māori da Universidade de Waikato.

nova zelândia
Foto: Holger Detje | Pixabay

Confira os convidados que vão contribuir para essa discussão com seus pontos de vista e experiências:

Dra. Pauline Harris – Professora sênior / Pūkenga Matua, Centro de Ciência na Sociedade / Pūtaiao ki te Pāpori, Universidade Victoria de Wellington / Te Whare Wānanga o te Ūpoko o te Ika a Māui.

Traci Houpapa – Premiada e reconhecida diretora e líder empresarial. Consultora de confiança para os Māori, para o governo e entidades do setor público e privado em desenvolvimento estratégico e econômico.

Reece Moors – Gerente de Relações Estratégicas para os programas National Science Challenge e Science for Technological Innovation na agência de inovação neozelandesa Callaghan Innovation.

Aotearoa Nova Zelândia: referência em sustentabilidade e educação para o futuro.

A Universidade de Auckland, da Nova Zelândia, é a primeira colocada do ranking internacional Times Higher Education (THE) das universidades mais alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com resultados de excelência em saúde e bem-estar (ODS 3), vida terrestre (ODS 15) e vida na água (ODS 14).                        

nova zelandia
Foto: iStock

As oito universidades neozelandesas também estão entre as melhores do mundo de acordo com índices internacionais como QS World University Rankings e Times Higher Education. A Nova Zelândia também é o país de língua inglesa que melhor educa para o futuro, de acordo com o ranking mundial realizado e divulgado pela The Economist Intelligence Unit.

Quando e onde

O evento acontece no dia 24 de março. A participação é gratuita, basta fazer inscrição no site. Haverá tradução simultânea para português e espanhol.