Museu das Culturas Indígenas faz caminhada por justiça climática
Atividade reúne MCI, Memorial da Resistência e Museu das Favelas em debate sobre direitos, resistências e agenda climática
Atividade reúne MCI, Memorial da Resistência e Museu das Favelas em debate sobre direitos, resistências e agenda climática
No dia 27 de setembro, às 10h, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) realiza a primeira ação do Ciclo Museus em Diálogo: direitos humanos, memória e sociedade. A iniciativa, organizada em parceria com o Memorial da Resistência de São Paulo e o Museu das Favelas, integra a 19ª Primavera dos Museus e traz uma caminhada pelo Centro Histórico para discutir a pauta climática.
O ponto de encontro será às 9h45 em frente ao Museu das Favelas (Largo Páteo do Colégio, 148). O MCI é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim.
Caminhada e conversa sobre justiça climática
A atividade será conduzida por Sônia Ara Mirim e Edney Pankararu, mestres de saberes do MCI, em formato de bate-papo itinerante. O percurso abordará o fenômeno da “ilha de calor” e seus impactos sobre populações indígenas e periféricas. O diálogo traz reflexões sobre desafios como marginalização política e econômica, perda de terras, deslocamentos forçados e violações de direitos.
O encontro também destaca o papel essencial dos povos indígenas na preservação ambiental, valorizando conhecimentos tradicionais e práticas sustentáveis. A diversidade biocultural – línguas nativas, tradições e ecossistemas – é apresentada como chave para a construção de um futuro mais equilibrado.
Museus em Rede
O Ciclo Museus em Diálogo prevê três encontros ao longo do segundo semestre: setembro no MCI, outubro no Memorial da Resistência e novembro no Museu das Favelas. O objetivo é fortalecer vínculos entre instituições culturais e ampliar debates sobre direitos humanos, memória, justiça social e climática.
Essa programação compõe a 19ª Primavera dos Museus, promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em 2025, o tema é Museus e mudanças climáticas. A temporada, que acontece de 22 a 28 de setembro, convida o público a refletir sobre a crise climática e o papel dos museus na preservação do patrimônio cultural e natural em um contexto de transformação global.
