- Publicidade -

Mostra SP de Fotografia traz imagens impactantes sobre plástico

Evento acontece no bairro da Vila Madalena com programação gratuita.

08/11/2014 – Uyuni, Bolivia:Plastic tree #22. Plastic bags are part of the landscape of the Bolivian Altiplano. The accumulation of plastic bags on the environment cause deterioration of the landscapes and agriculture soils and it is associated to the death of domestic and wild animals. The world consumes 1 million every minute, but the all useful plastic bag as become the main source of pollution worldwide. Since most of the plastic isn’t biodegradable and it is a durable material it can last for hundreds of years in the environment. Plastic Trees series was made to call for the attention on this problem, focusing on the spreading of the plastic bags on the Bolivian Altiplano, where millions of bags travel with the wind until they got entangled in native bushes, damaging the beautiful landscapes.

De 03 de julho a 04 de agosto, a Vila Madalena, em São Paulo, será ocupada pela Mostra SP de Fotografia. Em sua nona edição, a Mostra entra em uma nova etapa ao escolher uma causa como fio condutor para as vinte e sete exposições e ciclo de conversas que vão acontecer durante um mês, em vários pontos do bairro mais artístico da cidade. Com curadoria assinada pelas fotógrafas Ivana Debértolis e Mônica Maia e pelo idealizador do projeto, Fernando Costa Netto (DOC Galeria), a Mostra SP de Fotografia terá o Plástico como tema.

- Publicidade -

Apresentadas em galerias, lojas, restaurantes, escritórios de arte e muros autorizados, as exposições, escolhidas a partir de uma convocatória e de uma extensa pesquisa dos curadores, buscam chamar a atenção do público sobre o impacto negativo que o plástico tem causado ao meio ambiente.

Trabalho artístico do fotógrafo Rodrigo Tomzhinsky para FAS (Fundação Amazônia Sustentável) | Mostra SP de Fotografia

A participação da jornalista ambiental Paulina Chamorro como curadora especial do Ciclo de Conversas, que faz parte da programação paralela da Mostra, é um dos destaques desta edição, que terá o apoio institucional da Mares Limpos / ONU Meio Ambiente, da WWF, do Ecosurf, da FAS – Fundação Amazonas Sustentável, da Liga das Mulheres pelos Oceanos e da Grin.

Trabalho do fotógrafo Apu Gomes | Mostra SP de Fotografia

“Estamos vivendo um sistema de produção e descarte insano e não sustentável. Mais de 40% de todo o plástico produzido durante 150 anos foi usado uma única vez antes do descarte. São produzidas um milhão de garrafas plásticas por minuto, por exemplo. Cerca de 80% do lixo nos rios e mares têm origem nas cidades e correspondem ao lixo que não é coletado ou que não tem o destino correto. Ou seja, este é um debate urbano. Precisamos discutir circularidade, o consumo, a responsabilidade de todos. Este ano a Mostra também traz o Compromisso Mares Limpos para estabelecimentos da Vila Madalena. Queremos incentivar uma mudança de atitude voluntária em muitos locais do bairro”, diz Paulina.

A foto que correu o mundo. Um cavalo marinho segurando uma haste plástica foi tirada em uma ilha da Indonésia pelo fotógrafo Justin Hofman, da National Geographic. | Mostra SP de Fotografia

Para Fernando Costa Netto, os números do impacto do plástico no meio ambiente são tão impressionantes que fazer um chamamento à fotografia brasileira foi uma decisão natural. “Vamos seguir usando os nossos canais para pressionar as empresas e denunciar.”

- Publicidade -

Entre os fotógrafos convidados, profissionais que usam também sua fotografia como instrumento de denúncia: Alê Ruaro, Andréa Barreiro, Apu Gomes, Barbara Veiga, Cássio Vasconcellos, Coletivo Rolê, Cris Veit, Diego Nigro, Doug Monteiro, Eduardo Leal, Família Schürman, Henrique Tarricone, Justin Hofman/National Geographic, Kátia Carvalho, Levi Bianco, Luciano Candisani, Luisa Dörr, Luiza Sampaio, Marcos Piffer, Michele Roth, Nathalie Bohm, Raphael Alves, Renato Negrão, Renato Stockler, Rodrigo Koraicho, Rodrigo Tomzhinsky/FAS e Yan Boechat.

Foto impactante de Diego Nigro/JC mostra crianças mergulhando no Canal do Arruda, em Recife (PE), para catar latinhas para reciclagem. | Mostra SP de Fotografia
Foto de Eduardo Leal em Uyuni, no Altiplano Boliviano. O fotógrafo fez uma série de chamada “Plastic Tree” (árvore plástica) para mostrar as milhares de sacolas plásticas que voam para o local e se prendem a galhos de árvores e arbustos. | Mostra SP de Fotografia
Foto de Katia Carvalho mostra um jacaré em meio ao lixo no Rio de Janeiro | Mostra SP de Fotografia

CICLO DE CONVERSAS

AGENDE-SE

PARAÍSOS PLASTIFICADOS

- Publicidade -

Fernando de Noronha vista pela lupa do lixo plástico revela que nem os paraísos estão livres.

Data: 05/07

Local: Civi.Co

Convidados: Michele Roth, Luiza Sampaio e Doug Monteiro (fotógrafos ativistas de Fernando de Noronha)

VOZ DOS OCEANOS

A nova aventura da Família Schurmann, que há mais de três décadas viaja pelos mares do mundo.

Data: 10/07

Local: Civi.Co

Convidados: Família Schurmann

RIOS – ESPELHOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA

Assim como os mares, nem os rios brasileiros estão livres da contaminação plástica. Nessa mesa, vamos ouvir o ativista Eduardo Srur contando sobre outras formas de abordar o tema, o fotógrafo Carlos Alkmim e seu olhar para os rios paulistas, além das ONGs que trabalham diretamente com rios no Brasil: SOS Mata Atlântica, que há décadas tem o projeto “Rede das Águas”, e FAS (Fundação Amazonas Sustentável), que participa da campanha “Mares Limpos” com o projeto fotográfico “Rios Limpos”, da ONU Meio Ambiente.

Data:12/07

Local: Civi.Co

Convidados: Malu Ribeiro, coordenadora da Rede das Águas da SOS Mata Atlântica; Eduardo Srur; FAZ; Carlos Alkim, fotógrafo

CAMINHADA RIOS E RUAS

Um passeio ao longo do leito do Rio Verde, que corta a Vila Madalena sob o asfalto, promove o reconhecimento da nossa cidade, conscientiza e aguça a nossa imaginação. A caminhada será conduzida pelos especialistas em hidrografia paulista, o arquiteto José Bueno e o geógrafo Luiz de Campos Júnior, pelos curadores Paulina Chamorro e Fernando Costa Netto.

Data: 13/07, a partir das 10h30

Local: Saída do Bar do Beco, R. Aspicuelta, 17

PRAIAS E O PLÁSTICO – UMA CHAMADA PARA AÇÃO

Itens plásticos são os principais objetos encontrados em mutirões de limpeza de praias pelo mundo. No Brasil não é diferente. Nessa mesa, vamos conhecer a campanha global da ONU Meio Ambiente, “Mares Limpos”, e da Ecosurf, um dos mais reconhecidos projetos de limpeza de praia do país.

Data: 20/07

Local: a definir

Convidados: João Malavolta, da Ecosurf; representante da campanha “Mares Limpos” da ONU Meio Ambiente; Gabriela Otero, representante Abrelpe; Representante ABRE – Associação de Embalagens

ECONOMIA CIRCULAR E OUTRAS SOLUÇÕES PARA AS CIDADES

Trabalhar com soluções frente ao problema do lixo plástico nas cidades passa pela economia circular. Vamos conhecer a origem dessa nova forma de pensar resíduos e de que forma São Paulo está enfrentando o problema.

Data: 18/07

Local: EBAC

Convidados: Guilherme Brammer, da Boomera; Daniela Lerario, da Triciclos, Thaide, artista

PLÁSTICO PELO MUNDO

A WWF-Brasil apresenta os dados do seu principal relatório sobre o plástico no mundo e uma conversa entre a jornalista Paulina Chamorro e o premiado fotógrafo da National Geographic Luciano Candisani.

Data: 25/07

Local: EBAC

Convidados: Luciano Candisani; Anna Carolina Lobo, gerente do programa Mata Atlântica & Marinho do WWF-Brasil

LOCAIS EXPOSITIVOS

Floricultura A Bela do Dia, sorveteria Pinguina, restaurante Banana Verde, lojas Arteira, basico.com, Fernanda Yamamoto, Flávia Aranha, Juliana Bicudo, Prototype e Uma, mercado Casa Orgânico, mecânica Tório, livraria Casa Plana, espaços Civi-co, Chá de Rabiscos e Casulo Colab, Ecoótica, doceria Bolo da Madre, Centro Articular, bares Bar do Beco e Cazu, DOC Galeria, EBAC – Escola Britânica de Artes Criativas, entre outros espaços como tapumes e muros.