queimadas Amazônia São Paulo
Foto: Divulgação

A queimadas e o desmatamento na  floresta amazônica vêm aumentando gradualmente. Em 2020 houve um incremento de 35% do número de queimadas no bioma e consequentemente um maior impacto ao meio ambiente.

Segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) o estado do Amazonas bateu recorde, em 2020, no número de queimadas registradas nos últimos vinte anos: quase 16 mil focos de incêndio foram detectados até agora.

Diante do impacto do aumento das queimadas na floresta amazônica, a Midiadub propõe para a Virada Cultural de 2020 uma instalação artística intitulada MATA, que tem como propósito conscientizar quem passa pelo Largo da Batata, onde será instalada a obra.

“Ver de perto”

Instalação que mostra queimadas na Amazônia quer conscientizar as pesoas da cidade sobre a gravidade do que acontece na região Norte. Foto: Divulgação

O intuito é oferecer para a cidade e para seus habitantes, a sensação de assistir à floresta amazônica sendo devastada pelo fogo em tempo real, trazendo a realidade das matas em chamas para dentro da capital paulista.

A instalação recria a floresta amazônica em softwares 3D generativos que permitem que o fogo seja gerado por 24h sem parar, acompanhando o ciclo solar da cidade de São Paulo. Além visualização, a obra tem um sistema de áudio com o som da floresta queimando, tornando a experiência de assistir à instalação ainda mais intensa. Tudo isso para aproximar os moradores da metrópole da grave realidade enfrentada pelos habitantes da floresta e do Estado do Amazonas.