- Publicidade -
Marina da Glória
Foto: Divulgação | Fábio Cavalcanti

A GLOCAL Experience, evento gratuito que acontece de 9 a 17 de julho, na Marina da Glória, Zona Sul do Rio de Janeiro, será palco de discussão e intensa troca de conhecimento sobre os desafios do desenvolvimento sustentável. Uma programação repleta de intervenções artísticas e culturais, música, cinema, gastronomia, interatividade e espaço para diálogos e debates com personalidades do setor e público em geral.

- Publicidade -

O objetivo é que a GLOCAL Experience continue suas atividades até 2030, atuando como um laboratório de inovação social para que sejam estabelecidos diálogos com diversos setores da sociedade em prol de um futuro mais sustentável.

Confira algumas das atrações:

Agenda Cultural

Slam – performance de Kimani, que venceu o Slam BR 2019 e representou o Brasil na Copa do Mundo de Poesia Falada na França (La Coupe du Monde de Slam).

Dança – Davi Pontes, coreógrafo e pesquisador, natural de São Gonçalo (RJ). Entre suas obras está a Escola Repertório de Autodefesa, coreografia que remete a uma dança com movimentos de autodefesa.

Música – shows com a cantora Brisa Flow que mistura Rap com cantos ancestrais, Jazz, Eletrônico e Neo/Soul; o líder espiritual Txaná Ikakuru, presidente da organização sem fins lucrativos Instituto Yube Inu; o cantor e compositor Marcelo Jeneci; a cantora trans indicada do Grammy Latino, Assucena Assucena; e o cantor Caio Prado.

- Publicidade -

Arena de Diálogos

Espaço de discussão e reflexão colocando na pauta prática desafios do dia a dia e a necessidade de mudanças de atitudes e comportamentos. Um palco-arena preparado para receber empreendedores sociais, personalidades e agentes de transformação para discutir temas de forte relevância social.

Glocal Experience
Isvilaine Conceição

Dia 11

15h – Música, potência da periferia: com MCs Marechal e Santi; Mediação: Diana Bouth

- Publicidade -

Dia 12

15h – Água, futuro líquido: com Projeto Marulho e Letícia Nunes; Mediação: Raull Santiago

Dia 13

15h – Arte no Combate ao Racismo: com FAIM Festival e Karina Vieira; Mediação: Douglas Silva

Dia 14

15h – Outras Imagens da Cidade: com Rafaela Pinah e agência SILVA; Mediação: MV Bill

Glocal Experience
MV Bill

16h15 – Nova geração na linha de frente do combate à crise climática: com Amanda Costa, Txai Suruí, Danilo Farias, João Henrique e Ana Lucia Azevedo

Dia 15

15h – Clima e Sociedade: o grito das juventudes: com Marcelo Rocha e Isvilaine Conceição; Mediação: Leandra Leal

Dia 16

15h – A importância das mulheres no avanço das ODS: com Djamila Ribeiro e Carla Akotirene

Dia 17

15h – Lideranças Femininas: com Sil Bahia, Pamela Carvalho e Kaê Guajajara

16h15 – ODS da ONU e o porquê precisamos falar sobre isso: com Denise Hills, Carlo Pereira e Raull Santiago; Mediação: Regina Casé

Expo

A Expo abriga uma série de experiências conectadas, que exemplificam os desafios da sustentabilidade. No espaço, o público poderá ver 17 cubos em larga escala representando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS indicados pela ONU. Além de diversas informações relevantes e visual impactante, terão uma das faces grafitadas ao vivo (live painting) ao longo dos dias de programação.

Glocal Experience
Cubo com os ODS indicados pela ONU

Para chamar atenção sobre o acúmulo de resíduos e reciclagem, o espaço será também tomado pela “Onda de Resíduos”, instalação que remete a uma onda do mar composta de materiais de descarte, com três metros de altura.

Também na Marina estará a curiosa intervenção “Eggcident”. Buscando apresentar de forma lúdica o tema do aquecimento global, o artista holandês Henk Hofstra criou a instalação que traz ovos que foram fritos pela quentura do planeta.

Passeando pelo espaço, o Homem Refluxo, performance do artista Peri Pane, irá conscientizar as pessoas sobre a produção de lixo, acumulando em seu corpo materiais descartados que podem ser reciclados. Também estará presente o Homem Sustentável, personagem do performer Francesco D´Avila, em uma performance para provocar uma reflexão sobre o impacto provocado pelo homem na natureza.

Karina Vieira

Na Expo há atividades para toda a família. Para incentivar a participação de jovens e crianças acontecerão oficinas de horta caseira, mosaico, tintas naturais, além do Espaço Criança, com brinquedos lúdicos. Já nos fins de semana, o público poderá curtir sessões de Cinema. São nove filmes, seguidos de debate, em parceria com a Maria Farinha Filmes.

Para os que não puderem acompanhar o evento, alguns conteúdos serão transmitidos ao vivo no site da GLOCAL, além de cobertura dos melhores momentos nas redes sociais.

A curadoria de conteúdo da GLOCAL Experience é da Andara, empresa de estratégias de ação em ESG do grupo Dreamers, com direção geral de Denise Chaer. André Palhano, jornalista, membro do Conselho de Administração da Fundação Amazônia Sustentável e idealizador da Virada Sustentável, é responsável pela curadoria de ações da Expo.

A GLOCAL Experience é uma iniciativa da Dream Factory, empresa de entretenimento ao vivo do Brasil, e é um projeto integrante da Agenda RIO 2030, e possui apoios do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Prefeitura do Rio, do Instituto Igarapé, do Instituto Água Sustentável tendo a Águas do Rio como patrocinadora.

GLOCAL Experience

Quando: de 09 a 17 de julho

Onde: Marina da Glória

Informações no site

Ingressos da Expo: entrada franca

Instagram: @glocalexp

Facebook: @glocalexp

Twitter: @glocalex