- Publicidade -

Festival traz esporte, cultura e ambiente de montanhas para o RJ

Rio Montain Festival acontece entre os dias 17 e 20 de novembro, no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro

Rio Montain Festival
Imagem: Reprodução | Rio Montain Festival

Entre os dias 17 e 20 de novembro, o Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro recebe a 17ª edição do Rio Mountain Festival. Em 2022, o evento volta ao Brasil com diversas atividades que celebram os esportes, a cultura e o ambiente de montanha. O festival volta a exibir filmes, documentários, fotografia, literatura e palestras com grandes nomes dos esportes de montanha.

- Publicidade -
Rio Montain Festival
Condoriri, Laguna Chiarkota, na Bolívia. Foto: Marcos Terra

“Mais do que um evento, apresentamos um estilo de vida”, diz Alexandre Diniz, diretor do festival que tem sua curadoria assinada pelos montanhistas Abelardo Walsh, Adhemar Sette, Alexandre Diniz, Jéssica Marinho e Pedro Lacaz Amaral.

“O retorno do Rio Mountain Festival tem gerado uma boa expectativa no público que acompanhou o festival ao longo dos últimos anos! Espero contribuir e incentivar a produção do cinema nacional e a prática de atividades e esportes ao ar livre” comenta Jéssica Marinho, também diretora do festival.

Para mais informações, acesse www.riomountainfestival.com.br.

Rio Montain Festival
Dodi Echternacht na escalada do Totem, Rio de Janeiro. Foto: Rafael Duarte

Programação

A programação do Rio Mountain Festival 2022 começa às 16h de quinta, 17/11, com a exposição fotográfica “Montanhas Noturnas”, de Marcos Terra, seguindo com sessões de cinema às 17h e 19h. A Mostra Competitiva continua até domingo, 20/11, com filmes brasileiros e estrangeiros concorrendo aos prêmios de Melhor Filme, Melhor Filme Brasileiro e Melhor Fotografia.

- Publicidade -

No sábado, às 18h30, no cinema 2, Israel Coifman participa de uma palestra sobre o seu livro “Mashallah – do Ártico à Ásia de bicicleta”, uma mescla de diário de bordo, narrativa de aventura, história e reflexões das experiências vividas em 19 países: Dinamarca, Finlândia, Rússia, Estônia, Letônia, Lituânia, Bielorrússia, Ucrânia, Moldávia, Romênia, Bulgária, Turquia, Geórgia, Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Uzbequistão, Tajiquistão e Quirguistão.

Rio Montain Festival
Imagem: Reprodução | Rio Montain Festival

No domingo, o palestrante é Rafael Duarte, que fala sobre o livro “Além dos sonhos – da cama ao cume”, de sua autoria e co-autoria do montanhista Roman Romancini, que também terá um filme com mesmo nome apresentado no festival.

Roman Romancini, um dos maiores montanhistas do Brasil protagoniza o documentário sobre sua história de vida após um grave acidente de bicicleta, seu processo de recuperação e conquista de um sonho: o Monte Everest, a montanha mais alta do planeta. Sobre o mesmo esporte, o filme “Selvagem”, protagonizado por Karina Oliani, traz a primeira mulher brasileira a tocar o cume da segunda montanha mais alta do mundo, o K2.

- Publicidade -

O festival conta também com filmes de outros esportes de aventura como Wingsuit, com direção e produção de Alberto Collantes, um filme Espanhol que faz com que nossos sentidos sejam invadidos pelo prazer de ver Jonathan Trango voando!

Rio Montain Festival
Vista dos Portais de Hércules, na Serra dos Órgãos. Foto: Wexley Martins Gonçalves

E para animar ainda mais o festival, dois escaladores de montanha de gelo não alcançam o cume por uma diferença de poucos metros e nos fazem refletir sobre a questão do ego na prática do esporte. O filme Egoland vem com um diferencial em sua história, que foge à clássica ‘Jornada do Herói’ que somos acostumados no cinema, mas também em sua produção, já que é um filme de animação, dirigido e produzido por Ignasi Lópes Fábregas.

Concurso fotográfico

O Rio Mountain Festival 2022 também apresenta a 7ª edição do concurso fotográfico Montanhas do Mundo, com a montanha e/ou os esportes praticados na montanha como personagem central.

Rio Montain Festival
Glacial Perito Moreno. Foto: Alexandre Werner

Os jurados do festival irão escolher dois fotógrafos entre os inscritos para o público decidir o grande vencedor que fará a exposição na edição do festival de 2023.