Somando-se às iniciativas que contribuem para o diálogo e para a conscientização sobre atitudes positivas que visam a um planeta mais sustentável, no âmbito individual e empresarial, nos dias 12 e 13 de outubro, será realizado em Ilhabela (SP) o Festival Sustenta. O evento acontece no Parque Municipal Fazenda do Engenho d’Água, patrimônio histórico rodeado pelas praias e pela Mata Atlântica do Litoral Norte paulista.

Empreendedorismo, economias circular e compartilhada, energias renováveis, alimentação inteligente, cidades autossuficientes, vida saudável e bem-estar estão entre os assuntos a serem abordados. Além de palestras, haverá práticas corporais, shows, concertos meditativos, oficinas infantis, cinema ao ar livre e uma praça de alimentação vegetariana.

Entre os palestrantes convidados está Márcia De Luca, estudiosa de yoga e meditação, que falará sobre como a medicina ayurvédica pode contribuir na prevenção de doenças, nos aspectos individual e coletivo. O executivo de experiência de marca da 99 Taxi, Cleber Paradela, abordará a economia compartilhada e seu impacto nos meios de transporte, e o psicólogo Gabriel Lima vai palestrar sobre “educação transformadora com a natureza”. Já o cocriador do Festival Path, Fabio Seixas, estará ao lado de convidados nos painéis sobre “empreendedorismo sustentável” e sobre “a importância de produzir conteúdo com histórias reais para divulgar seu negócio”. Ricardo Cury, da ABRA, falará sobre como superar desafios por meio do autoconhecimento e conduzirá uma meditação, e Silvia Corbucci irá palestrar sobre a Cozinha Efêmera, um projeto de conscientização e educação alimentar.

Um dos patrocinadores do Festival Sustenta, o Templo Do Ser, espaço para retiros e bem-estar em Ilhabela, estará com um palco repleto de atividades, como o show de mantras com a JaiGuruBand, concerto meditativo com Filipe Sucupira, a apresentação Cantos de Reza com Alan Gonçalves e Lucia Spivak, definida como uma viagem musical em busca de autoconhecimento, além de um set musical com o DJ local Julio Bittencourt.

Outras atrações compõem o evento, como a tenda com massagens e terapias alternativas oferecidas por profissionais de Ilhabela, exposição de fotos e de quadros, festa matinal Wake, que começa às 8h com yoga seguida de pista de dança, música ao vivo, performances, pinturas faciais, massagem e um café da manhã saudável, e também uma feira com artesões das comunidades tradicionais de Ilhabela Castelhanos e Ilha Vitória.

Programação infantil

Para as crianças, haverá uma programação diversificada de oficinas destinadas a criar desde cedo uma consciência ambiental, com temas como bioconstrução, agrofloresta, compostagem, descarte de resíduos e horta comunitária, atividades com a escola itinerante de autoconhecimento e reintegração a natureza Amarú, e oficinas e observação de pássaros com o Projeto Cambaquara.

O festival é a evolução do Movimento Sustenta, idealizado e desenvolvido pela publicitária Cris Heimpel, que, em oito edições, teve um caráter de movimento colaborativo. “O formato era de feira livre, zero lixo e pet friendly, que movimentava os produtores e artesãos da região, músicos e artistas unidos pela consciência, amor e respeito à natureza. Além de promover os negócios locais, a principal função sempre foi a de disseminar informações sobre como contribuir de forma sustentável”, relata Cris. Este ano, o movimento passou a contar com a participação societária do empresário Marcio Franco, que destaca que “o objetivo do evento é conscientizar as pessoas de como suas ações impactam na vida dos outros e do planeta”, e da publicitária Karla Munaro, que explica que “o Festival Sustenta é ainda uma grande oportunidade para as marcas mostrarem as inovações e tecnologias sustentáveis que estão implementando em suas empresas”.

O evento conta com o apoio da prefeitura de Ilhabela e com a participação de institutos e ONGs como Argonautas, Sea Sheperd Brasil, Viva Baleias Golfinhos e Cia, Flow Sustentável e Projeto Aves Amar.

Festival Sustenta

Data: 12 e 13 de outubro
Horários: sábado (12/10) das 9h às 22h e domingo (13/10) das 8h às 19h
Local: Parque Municipal Fazenda do Engenho d’Água – Ilhabela/SP
Evento gratuito
Para mais informações e programação completa, acesse o site do festival.