Cerca de 20 mil toneladas de lixo são geradas diariamente na capital paulista, mas só 7% desse total é reciclado. Estima-se que em 10 anos a capacidade dos aterros se esgote.

Para apresentar novas soluções para estes e outros desafios da gestão de resíduos na cidade e dar visibilidade aos agentes públicos, ativistas e empreendedores que mostram boas práticas no setor, o Encontro Municipal Lixo Zero reúne especialistas no próximo dia 28 de maio, na Unibes Cultural.

Com o tema “O Lixo Nosso de Cada Dia”, o evento vai ocupar o teatro e o terraço da instituição com cases bem-sucedidos de empreendedorismo social, novas tecnologias e economia circular, em abordagens que interessam tanto aos cidadãos quanto a empresas e poder público. Redução, reuso, reciclagem, compostagem, tecnologia, engajamento e design: todos esses temas estarão presentes.

“Será uma oportunidade única de entender como vamos solucionar esse grande problema e ainda transformá-lo em bons negócios, já que reuniremos quem mais entende do assunto”, explica Flávia Cunha, embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil, uma das organizadoras do encontro.

Três painéis acontecem no teatro:

– Soluções para a cidade e seus cidadãos; Economia Circular: muito além da reciclagem; Inovação: como as novas tecnologias mudam o cenário dos resíduos.

No terraço, a experiência O Lixo Nosso de Cada Dia apresenta alternativas para gerirmos corretamente os resíduos de nossas casas, empresas e bairros.

As rodas de conversa completam a programação, possibilitando o diálogo aberto sobre resíduos gerados pelo mercado da Cosmética; empreendedores que mudaram suas vidas para atuar com resíduos; catadores e movimentos periféricos, para quem o resíduo é solução; e estratégias de engajamento para sustentabilidade e regeneração do planeta.

Dentro dessa última proposta, acontecerá o lançamento do Desafio do Vidro, com iniciativas para envolver população, comércio e indústria no encaminhamento desse material, que dura cerca de um milhão de anos e é infinitamente reciclável, porém ainda não é encaminhado corretamente em São Paulo.

O evento é realizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil e pela Casa Causa, com o apoio da ABRAPS – Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável, da Unibes Cultural e das organizações Móveis Breton, Escola da Cidade, Slow Market BR e Rádio Vozes, com patrocínio Nespresso.

Confira a programação completa e link para inscrição aqui.

Quando e onde

Encontro Municipal Lixo Zero: O Lixo Nosso de Cada Dia. Data: 28 de maio das 09h (cadastramento) às 18h30 Local: Unibes Cultural: Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré, São Paulo. Grátis.