Encontro Global por uma Recuperação Justa
Imagem: Divulgação | Encontro Global por uma Recuperação Justa

Com o objetivo de promover a reflexão sobre o mundo que queremos no pós-pandemia, a 350.org e centenas de outras organizações realizam, de 9 a 11 de abril, o Encontro Global por uma Recuperação Justa.

O evento, que é online, gratuito e multilíngue, oferece ao público cerca de 200 palestras, oficinas e apresentações musicais, interligadas pela proposta comum de inspirar novas perspectivas e ações pela justiça social e climática.

“As soluções para as crises sanitária e econômica provocadas pela COVID-19 devem considerar também a crise climática que já enfrentávamos antes da pandemia e que ameaça a vida em todo o planeta. Uma recuperação justa significa reconstruir nossa economia de modo que funcione para muitos, e não apenas para os poucos que já são ricos”, diz Namrata Chowdhary, coordenadora de engajamento público da 350.org.

Entre os palestrantes do encontro global estão Ailton Krenak, escritor e filósofo indígena mineiro, Greta Thunberg, a jovem ativista sueca que ajudou a dar visibilidade global para as demandas climáticas dos adolescentes, Naomi Klein, jornalista canadense autora de livros como Sem Logo e Isso Muda Tudo, e Vandana Shiva, ativista indiana que é referência mundial em temas como ecofeminismo e soberania alimentar.

As atividades culturais que abrem e fecham cada ciclo de palestras e oficinas incluirão apresentações de Gilberto Gil, Patti Smith, Angelique Kidjo e Ana Tijoux.

Para acessar a lista completa de palestras, oficinas e shows e se inscrever para participar, é só acessar o site recuperacaojusta.org.