Documentário sobre biomimética é premiado em festival internacional

Com inovações inspiradas na natureza, doc teve filmagens no Brasil, nos EUA, no Japão e na Costa Rica

Biocêntricos
O termo biomimética descreve o design intencional de resolução de problemas inspirado na natureza. | Foto: Siegfried Poepperl | Pexels

Com filmagens no Brasil, nos EUA, no Japão e na Costa Rica, o longa documental “Biocêntricos”, de Fernanda Heinz Figueiredo e Ataliba Benaim, venceu o prêmio de melhor filme no 46º International Wildlife Film Festival – IWFF, em Missoula, nos Estados Unidos. O filme parte da história da bióloga Janine Benyus para entrelaçar a história de outros oito personagens cujas vidas foram transformadas por inovações baseadas na natureza.

Janine é responsável por cunhar o termo biomimética para descrever o design intencional de resolução de problemas inspirado na natureza. O documentário mostra como seu método influencia a obra de ecologistas, arquitetos, designers, químicos, engenheiros e biólogos.

“No momento em que submergimos em discussões simplificadas do bem contra o mal, Janine faz emergir uma visão de amplo alcance, promovendo uma agenda comum a todos, conjugando o olhar realista e atento ao sistema em que vivemos com o desenho, ainda viável, de um mundo que priorizará a continuidade da vida”, acredita Ataliba Benaim, codiretor do documentário.

Biocêntricos no Brasil e no mundo

O International Wildlife Film Festival marcou o encontro da diretora e produtora Fernanda Heinz com Janine Benyus. Também nos Estados Unidos, a cineasta representou o documentário na sessão do longa no Earth Day Mini Film Fest, promovido pelo One Earth Film Festival, realizado na cidade de Chicago.

biomimética
Foto: Divulgação

A exibição de “Biocêntricos” foi realizada no último sábado (22) data em que foi celebrado em todo o mundo o Dia da Terra, desde sua criação pela ONU, em 2009. O longa foi selecionado para esta seleta lista de filmes pelo potencial para gerar conversas sobre ações concretas contra as mudanças climáticas, entre outras questões urgentes para a proteção do planeta.

No Brasil, “Biocêntricos” teve sua estreia mundial na 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, em outubro de 2022. O filme permanece em cartaz há seis semanas em São Paulo e em Belo Horizonte.