A agroecologia é uma ciência emergente que utiliza tecnologias modernas e conhecimentos tradicionais para harmonizar a produção de alimentos com o meio ambiente. E virou um estilo de vida, no qual há uma preocupação sobre como reduzir a pegada ambiental nas ações do dia a dia. Comer, morar, vestir e se divertir com responsabilidade social e ambiental é uma tendência mundial, e uma das mais novas incorporadoras curitibana decidiu inovar em seu processo construtivo pensando nestas ideias.

O desafio inicial foi transformar o espaço destinado a um edifício, que ficará ocioso por alguns meses, em um jardim produtivo e neste processo, compartilhar o conhecimento, ensinando todos que desejam cultivar alimentos saudáveis na cidade. A incorporadora, que desafiou os padrões de mercado ao lançar um concurso de arquitetura para seu primeiro empreendimento em Curitiba, buscou no grupo de profissionais da Agroecologia em Movimento uma nova forma de mitigar o impacto da obra e trazer benefícios ambientais e sociais aos vizinhos. E como toda a horta será modular, novos espaços urbanos serão requalificados ao final do curso.

Com início em 09 de novembro de 2019, serão ao todo 6 módulos, nos quais os participantes além de conhecer os principais conceitos dos sistemas agroecológicos de produção serão orientados a praticá-los no local e construir coletivamente a renovação do espaço.

Sobre o ministrante

O ministrante Marcelo Silvério é o engenheiro agrônomo e mestre em ciências do solo (UFPR) que há mais de 15 anos vem trabalhando com produção agroecológica, com experiência de cultivo de mais de 200 variedades de plantas e manejo de recursos naturais em diferentes propriedades certificadas como orgânicas pela Rede Ecovida. Para ele, esse curso é uma oportunidade para formar agentes transformadores da cidade: “a sequencia dos módulos foi idealizada para que qualquer pessoa consiga fazer uma leitura do ambiente e transformar um espaço urbano em um lugar de produção de alimentos orgânicos, com cultivo de uma ampla variedade de plantas, que produzem ao longo das estações, melhorando assim o micro clima e dando suporte a fauna polinizadora como abelhas e pássaros. Os módulos podem ser feitos separadamente, assim que quiser aprender sobre produção de mudas, compostagem ou cuidados do solo pode escolher estes dias, e para quem quiser transformar um ambiente por completo, o curso todo é bastante recomendado”, destaca o engenheiro.

Para a diretora executiva da Weefor, Maria Eugenia Fornea o primeiro passo para mitigação de impacto foi abrir as portas para a comunidade. “Estamos construindo pontes com a vizinhança, respeitando e desenvolvendo nosso espaço de inserção com moradores e empresários locais, levando atividades culturais e recreativas para o espaço e este curso é nosso compromisso com a transformação da cidade em um espaço acolhedor de pessoas, que respeita a natureza e seus ciclos. Queremos que as pessoas saibam como melhorar a si próprias e ao seu ambiente, e encontramos nos ideais da agroecologia uma soma com nossos valores. Nosso compromisso é trabalhar em sinergia, trazendo novas tecnologias sustentáveis que garantam um ciclo de valor continuado em todo o processo construtivo”, ressalta Maria Eugenia.

Além dos módulos teóricos e práticos do curso de Agroecologia, no local ainda estão previstas ações de interação, tais como mutirões na horta com distribuição da colheita, intervenções artísticas, práticas de saúde integrativa com yoga e celebrações com música.

Serviço:

Módulo 1 – Como Planejar um Horta

Descritivo: Vamos aprender a planejar uma produção de alimentos ótima e diversificada, passando por conhecimentos básicos, científicos e tradicionais para que haja sinergia entre pessoas e natureza.

O desenho inteligente das hortas privilegia a otimização da produção, facilidade de manejo (cuidados) e a distribuição da colheita ao longo do ano utilizando técnicas simples apoiadas em um modelo agroecológico que também valoriza o aspecto paisagístico dos espaços urbanos.

Como objetivo deste módulo, vamos coletivamente dar início ao plano de manejo da nossa horta e também iniciar atividades práticas de construção de horta e compostagem.

  • Duração: 4 horas (Teórica – 2 horas, Prática – 2 horas)
  • Quando: 09 de novembro de 2019, das 14h às 18h.
  • Local: Rua Mato Grosso, 805, Bairro Água Verde, Curitiba – PR
  • Valor: R$ 70,00
  • Mais Informações: WeeforEco
  • Facebook: Curso Agroecologia Viva
  • Inscrições: Sympla/Weefor

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.