Pantanal
Foto: Luciano Candisani
- Publicidade -

A nova temporada da websérie “Aulas Pantaneiras” trará vídeos inéditos sobre as características fundamentais do bioma. Os episódios estão disponíveis gratuitamente no site do projeto Documenta Pantanal, organização que vê na educação uma ferramenta fundamental para divulgar as fragilidades e riquezas do Pantanal Mato-grossense, visando difundir a cultura da região e propor soluções para a preservação do bioma. As aulas serão publicadas quinzenalmente, às terças-feiras.

Os vídeos são ministrados pelo professor de biologia Sandro Menezes Silva, um dos coordenadores da organização, que explica com linguagem acessível temas atuais de interesse de alunos e professores.

“Enquanto professor universitário, eu sempre tive uma preocupação em tentar traduzir o conhecimento científico para o público em geral, furar um pouco a bolha do que se produz na universidade”, explica Silva.

- Publicidade -

Com duração máxima de cinco minutos, as videoaulas funcionam como ponto de partida para professores e estudantes do ensino fundamental e médio mergulharem em questões essenciais sobre o Pantanal. Cada uma delas é acompanhada por um texto de apoio que aprofunda os temas apresentados. Nesse segundo material, o professor lista as referências utilizadas para que o usuário possa acessar as informações na fonte principal.

Para o professor Sandro, a educação ambiental é fundamental para orientar as pessoas sobre temas atuais de relevância mundial, como a urgência da crise climática.

“O Pantanal é muito mais do que um cenário idílico. Ele tem vida, tem pessoas vivendo, relações históricas, cultura” afirma Silva. “Todos os brasileiros merecem ter acesso ao que esse bioma representa no contexto da América do Sul frente às mudanças climáticas e à conservação da biodiversidade.”

Disponíveis online e de forma totalmente gratuita, as aulas acompanham os novos formatos educativos que vêm sendo disseminados via redes sociais e plataformas digitais nos últimos anos.

primeira temporada foi ao ar em 2019 e trouxe aulas sobre a fauna e flora pantaneiras, as regiões do bioma e os incêndios do Pantanal. Confira a websérie no site do projeto Documenta Pantanal.

- Publicidade -