O Portal de Cursos Abertos (PoCA) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com 24 opções de cursos gratuitos, oferecidos na modalidade a distância, destinados à comunidade acadêmica e ao público em geral, com certificação, também gratuita, ao participante. 

O PoCA pode ser acessado no site, onde já estão disponíveis formações em temas como jogos musicais; design gráfico; acessibilidade arquitetônica; gestão de riscos corporativos; educação para a sustentabilidade; uso de aplicativos como recurso pedagógico, ensino híbrido, entre outras, com carga horária variando de duas a 20 horas.

A iniciativa é fruto dos esforços da equipe da Diretoria de Inovações Pedagógicas e Formativas (DIPeF) da Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD) da UFSCar, formada por Cleide Araújo, Ana Paula Rodrigues e Priscila Bianchi e pela coordenadora Maria Angélica Zanotto.

O PoCA nasceu de um outro projeto – o Inovaeh, um site que funciona como um espaço de apoio ao ensino híbrido, com cursos e materiais sobre abordagens híbridas e práticas pedagógicas apoiadas em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).

Acesse aos cursos aqui.