borboletas da Mata Atlântica
Crédito: Arquivo Dra. Laura Braga
- Publicidade -

O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, localizada em Miracatu, a pouco mais de duas horas de distância de São Paulo capital, sedia, de 15 a 17 de abril, o curso “Borboletas da Mata Atlântica – Da teoria à prática”. 

Ministrada pela bióloga e especialista em mariposas e borboletas, Dra. Laura Braga, a capacitação, por meio de uma experiência de imersão na floresta, tem como objetivo promover conhecimento científico sobre esses animais para o público em geral, alunos de graduação em biologia, profissionais de outras áreas de ciências biológicas que buscam incrementar o currículo ou entusiastas do tema.

Os três dias de programação intercalam aulas teóricas e práticas. O conteúdo teórico abordará desde a história natural das borboletas, ecologia à diversidade das espécies, entre outros temas. As atividades práticas ensinarão a reconhecer as espécies, preparar iscas atrativas, instruções de como montar coleções entomológicas – como aquelas expostas em museus, laboratórios e outros locais que trabalham com conservação –, além de outras técnicas que são utilizadas para observar e estudar borboletas.

- Publicidade -

As aulas práticas serão realizadas nas trilhas do Legado das Águas que estão incluídas nos roteiros de ecoturismo da Reserva, além da realização de um passeio de caiaque nas águas do rio Juquiá, uma das atividades favoritas dos turistas que visitam o local. 

Curso para todos

A bióloga e ministrante do curso, Dra. Laura Braga, explica que o conteúdo abordado na programação é indicado para todos os públicos. “Para o público geral, o curso possibilita o contato com a ciência cidadã, porque ajudará a conhecer a importância e a diversidade de borboletas, assim como a importância da conservação da Mata Atlântica para a sobrevivência das espécies, sem precisar, necessariamente, de conhecimento prévio de biologia”, explica. 

Por outro lado, para os graduandos em biologia e demais profissionais de áreas afins, o curso pode ser  um incremento no currículo, porque história natural, biologia e ecologia de borboletas não são disciplinas abordadas especificamente na grade curricular das instituições de ensino. “O grande diferencial para os dois públicos são as aulas práticas, que oferecerão uma experiência única de imersão na floresta e grandes chances de interação com diferentes espécies de borboletas”, diz a bióloga. 

Serviço

Curso “Borboletas da Mata Atlântica – Da teoria à prática”

Data: 15/04 a 17/04

Local: Base do Legado das Águas, entrada por Miracatu ou Tapiraí.

Programação completa e compra de ingressos (clique aqui

- Publicidade -