- Publicidade -
Sisteminha Embrapa
Foto: Ruraltins

O e-Campo, canal de capacitações online da Embrapa, acaba de lançar um curso sobre o “Sisteminha”. Criado para ajudar na segurança e soberania alimentar, sobretudo no meio rural, o projeto foi desenvolvido pela instituição em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).  

- Publicidade -

Sisteminha é uma solução tecnológica voltada para a produção de alimentos. O método mais conhecido é a criação de peixes, em um tanque, com sistema de recirculação e filtragem. O tanque pode ser construído de forma artesanal, com materiais disponíveis localmente, como madeira, adobe, papelão, palha, pedra, pneu. Porém, é possível integrar outros elementos. A ideia é adaptar às necessidades, experiência e preferências do produtor.

Bem completo, o curso ensina a fazer a compostagem dos resíduos do Sisteminha e a produção de vegetais aproveitando os recursos gerados dentro do sistema (biofertilizante, composto e a água do tanque de criação de peixes). 

“O Sisteminha não é uma tecnologia isolada em si, mas um ‘pacote’ de soluções tecnológicas integradas, com muitas possibilidades de combinações. O módulo básico é a piscicultura e cada produtor adota os módulos disponíveis de acordo com seus interesses”, explica a Embrapa. 

Foto: Flavia Bessa | Embrapa

O modelo é apropriado para pequenos espaços (a partir de 100 m2) e tem baixo custo de investimento inicial. Além de garantir a alimentação básica, o sistema contribui para a geração de renda.

- Publicidade -

O curso, ministrado pelo pesquisador da Embrapa Luiz Carlos Guilherme, é gratuito e voltado à sociedade em geral, especialmente para produtores e agentes de assistência técnica e extensão rural.

A capacitação é composta por 11 módulos: Piscicultura, Aves de postura, Frangos de corte, Codornas, Compostagem, Minhocário, Porquinhos-da-Índia, Suínos, Biodigestor, Carvoaria artesanal e Vegetais.

Mais sobre o curso Sisteminha

A capacitação é 100% online e autoinstrucional, por isso, não possui tutoria.

- Publicidade -

Carga horária
20 horas

Investimento
Gratuito, mas com vagas limitadas!

Período de inscrição
Oferta contínua

Período de realização
O participante pode iniciar seus estudos logo após a efetivação da inscrição, podendo realizar as atividades nos dias e horários de sua preferência. Recomenda-se que o curso seja concluído em até 20 dias.

Certificação
Atendidos os critérios para certificação, o certificado é liberado para download pelo próprio usuário.

Inscrições para o curso online disponível aqui.

Foto à esquerda: Embrapa | Divulgação  Foto à direita: Maria Eugênia Ribeiro | Embrapa