sistema doméstico de aquaponia
Foto: Paulo Carneiro
- Publicidade -

A aquaponia é um sistema de cultivo integrado de peixes e hortaliças. O termo é derivado da combinação das palavras “aquicultura” (produção de organismos aquáticos) e “hidroponia” (produção de plantas sem solo). Com o método, é possível plantar economizando até 90% da água usada na agricultura convencional. É para divulgar o sistema doméstico de aquaponia que a Embrapa lançou uma capacitação online.

O curso, intitulado AquaResidencial, é voltado para pessoas que disponham de 10 m2 e queiram produzir seus próprios alimentos em casa. Basicamente, a técnica é composta por um tanque no qual são produzidos os peixes. Alimentados por ração, eles liberam dejetos ricos em nutrientes que, por sua vez, bombeados para uma parte superior, nutrem os vegetais. As raízes, ao retirar os nutrientes, purificam a água que retorna por gravidade para o local onde são produzidos os peixes.

- Publicidade -

Para aprender os conceitos teóricos e práticos, o conteúdo do curso sistema doméstico de aquaponia é dividido em quatro módulos:

  • Módulo I – Produção de peixes e vegetais em aquaponia
  • Módulo II – Descrição e montagem do Sistema AquaResidencial
  • Módulo III – Manejo do Sistema AquaResidencial
  • Módulo IV – Aquaponia como ferramenta didática

Com carga horária de 16 horas, o curso é autoinstrucional, ou seja, não há a mediação de um tutor. Em caso de dúvidas, entrar em contato com o suporte técnico pelo e-mail [email protected].

As inscrições são gratuitas e estão abertas na plataforma e-Campo.

Live sobre aquaponia

Nesta quarta-feira (2), às 19h, a produção em aquaponia será também tema de live dentro da programação da Semana do Meio Ambiente. A transmissão ao vivo será no Youtube da Embrapa.

Leia também: Sistema ecológico une cultivo de hortaliças e criação de peixes.

- Publicidade -