Por Prefeitura de São Paulo

Arborizar não é apenas plantar árvores, mas fazê-lo de forma planejada para que se possa maximizar os seus benefícios, exercendo, assim, as suas funções ecológicas, biológicas, paisagísticas, sociais e ambientais nas cidades.

Os benefícios das árvores para as cidades abrangem uma grande quantidade de parâmetros mensuráveis ou não como: a redução da poluição do ar; o embelezamento do bairro ou do imóvel; lazer e recreação; estabilidade do clima local; redução de gastos de energia com ar condicionado e ventiladores; abrigo, alimento e aumento da fauna urbana; equilíbrio ecológico; drenagem urbana; redução de doenças cardiovasculares, entre outros.

Cada vez mais, as árvores urbanas têm sido valorizadas e os trabalhos com a arborização estão focados no conceito de Florestas Urbanas. Desde a década de 1960 nos Estados Unidos e Canadá, as Florestas Urbanas são reconhecidas como elementos que constituem o tecido urbano e, portanto devem estar presentes desde o início do planejamento e nas políticas públicas de gestão urbana.

O curso

Neste contexto, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente da cidade de São Paulo oferece o Curso de Arborização Urbana para Jardinistas.

Com Coordenação e Facilitação do Engenheiro Florestal Marcio Amaral Yamamoto, o curso é aberto aos alunos e ex-alunos do Curso Municipal de Jardinagem, e também a demais interessados que exerçam atividade relacionada à Arborização Urbana. Pretende-se apresentar conhecimentos sobre as árvores nas cidades e na Floresta Urbana, importantes como subsídio técnico para a elaboração e desenvolvimento de projetos ambientais e da paisagem. Desta forma, o curso extracurricular complementa os conhecimentos adquiridos no Curso Municipal de Jardinagem e no de Recursos Paisagísticos.

Temas Abordados

Entre os temas programados para o curso estão: Vegetação urbana como instrumento de políticas públicas na Cidade de São Paulo; Benefícios das árvores para as cidades; Biologia das árvores; Solos, nutrição e fertilização; Seleção de espécies, plantio e estabelecimento; Cultivo de árvores urbanas; Reflorestamento e Restauração Ecológica.

Inscrições

Os interessados deverão inscrever-se presencialmente na secretaria da Escola Municipal de Jardinagem, munidos de documento com foto e certificado de conclusão do Curso Municipal de Jardinagem. Casos especiais serão analisados pela Coordenação. A partir das 8h serão distribuídas senhas até o preenchimento das vagas, observando-se a ordem de chegada.

OBS.: A ausência injustificada do participante na primeira aula acarretará no seu desligamento da turma para inclusão do primeiro interessado da lista de espera. 

Pré-Requisito: Curso Municipal de Jardinagem (apresentação de certificado) ou exercer atividade relacionada à Arborização Urbana (apresentação de Carta de Interesse descrevendo a experiência acumulada e a motivação em participar do curso).

Curso gratuito

Vagas: 60 alunos por turma. Serão realizadas 3 turmas em 2020

Público alvo:  Alunos e ex-alunos do Curso Municipal de Jardinagem, Arboristas e plantadores de árvores.

Certificados: receberá o Certificado de Participação o aluno que obtiver 75% de freqüência. O aluno poderá ter até 1 (uma) falta.

Período: 13h30 às 16h30

Duração: 7 aulas (18h) e uma visita técnica (a confirmar) .

Frequência semanal: duas aulas por semana

Turmas 2020

Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera – Av. Quarto Centenário, 1268
Pedestres: Portão 7A
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul)

Turma 6

Matrícula: 03/02/2020, das 13h30 às 16h30

Duração: de 02/03/2020 a 26/03/2020

Turma 7

Matrícula: 01/04/2020, das 13h30 às 16h30

Duração: de 05/05/2020 a 28/05/2020

Turma 8

Matrícula: 01/07/2020, das 13h30 às 16h30

Duração: de 03/08/2020 a 26/08/2020

Em caso de dúvida, ligar para a Secretaria de Cursos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, através do telefone: 11 5908-3800. Ou mande um e-mail para: [email protected]