O veganismo é uma prática cotidiana de abstenção do uso de produtos de origem animal na alimentação, higiene, saúde pessoal e vestuário, e o número de adeptos e simpatizantes vem crescendo nos últimos anos.

Na capital paranaense, nota-se o crescimento de opções de gastronomia vegana, com o surgimento de estabelecimentos exclusivos para essa opção de alimentação. Além disso, o aparecimento de opções veganas e vegetarianas em cardápios de tradicionais lanchonetes e restaurantes já deixou de ser novidade e prova que essa tendência de consumo é crescente.

Muitos adeptos da prática, optam por este estilo de vida para defender o direito dos animais e preservar a natureza, uma vez que a pecuária é uma atividade de grande impacto ambiental.

Porém, nem sempre é fácil optar por este caminho, pois limitar o consumo de ovos, lacticínios e outros derivados pode ser muito difícil. A procura pela transição para uma alimentação livre de produtos da pecuária intensiva e por um estilo de vida mais conectado com a natureza, fez o Coletivo Mão na Terra de permacultura e agricultura urbana oferecer a segunda edição do Curso Culinária Vegana.

O idealizador do Coletivo, João Felippe conta como tudo começou: “Nós sempre oferecemos vários cursos de agricultura urbana, permacultura e bioconstrução em nosso espaço. Os almoços e lanches eram feitos pela Dona Eliana, que fazia os preparos veganos com ingredientes orgânicos e agroecológicos e todos queriam aprender a fazer. Há três anos começamos as primeiras oficinas que hoje se transformaram nesse curso completo”.

A professora

Com mais de 40 anos de cozinha profissional, a ministrante Eliana Carvalho, descende de uma família ligada à culinária, cujos estabelecimentos de gastronomia, como hotéis e lanchonetes fizeram dessa senhora de 70 anos, uma verdadeira mestre de todo tipo de preparo.

Com mais de 150 cursos de aprimoramento, Eliana já foi professora de culinária do SESI PR e muitos ex-alunos da UFPR (Universidade Federal do Paraná) a reconhecem por ter comandado a cantina do Campus Jardim Botânico e Escola Técnica por mais de 20 anos. “Trabalhei em quase tudo na cozinha. Já fiz pães e salgados para vender de porta em porta, depois consegui ter meu próprio local no qual trabalhei muito, e foi um sucesso. Quando me aposentei, comecei a trabalhar nessa vibe da agroecologia e muitas pessoas vieram me procurar para aprender a cozinhar comida boa, saudável e vegana. Então, montamos esse curso, para poder passar meu conhecimento de maneira sistematizada. Aqui nós não usamos PTS e 90% dos ingredientes são orgânicos e agroecológicos, tudo isso para ter comida saborosa, saudável e acessível”, ressalta a culinarista.

Mariza Trancoso, chef de cuisine, que está optando por uma alimentação vegana, já foi aluna da Eliana, e nos conta um pouco de sua experiência. “O que mais me chamou a atenção foi a grande variedade de preparos que Dona Eliana apresenta a cada módulo de seus cursos e da possibilidade de ir transformando nossas refeições costumeiras para o veganismo. A visão de que tudo é possível de ser transformado foi o que mais me impressionou. Eu sempre tive dificuldade para fazer pães, mas com as aulas dela eu realmente comecei a fazer pães veganos em casa”.

“O tema inspirador do veganismo e o ambiente acolhedor se tornaram o programa ideal para meus domingos em Curitiba. É impressionante como a expertise da chef Eliana sempre nos surpreende com novas delícias”, acrescenta Mariza.

O curso

O curso foi planejado para profissionalizar os participantes, que além da culinária cotidiana, terão as seguintes práticas: panificação sem glúten, culinária low cost, patês e molhos, biscoitos funcionais, ovo de Páscoa, panetones e chocotones, salgadinhos assados e coxinha, chutneys, queijos e leites vegetais e doces de festa.

As aulas acontecem sempre aos domingos, a partir do dia 16 de fevereiro. O encerramento será especial com um rodizio de pizzas veganas!

Programação

Aula 1: Patês e Molhos Veganos – 16/02
Aula 2: Biscoitos Funcionais Veganos + Ovo Vegano – 01/03
Aula 3: Pães Veganos, sem gluten, fermentação natural – 15/03
Aula 4: Ovo de Páscoa Vegano + Ovo de Colher – 29/03
Aula 5: Salgadinhos assados de Festa + Coxinha Vegana – 19/04
Aula 6: Chutneys Veganos – 26/04
Aula 7: Queijos e Leites Veganos – 17/05
Aula 8: Doces de Festa Veganos – 31/05
Festa de Encerramento: Rodizio de Pizzas Veganas! Com música e fogueira

Foto: Facebook | Coletivo Mão na Terra

Local

Coletivo Mão na Terra, Curitiba

Contribuição

R$ 60,00 por aula ou R$ 350,00 todo o curso – Vagas Limitadas

As inscrições podem ser feitas por formulário online ou pelo telefone (41) 996545825.