50 mil refeições vegetarianas são doadas a comunidades no Quênia

Voltada para comunidades que dependiam do turismo, campanha da Million Dollar Vegan pede ajuda de Barack Obama, Lupita Nyong'o e Tom Morello.

Após iniciar uma doação de 50 mil refeições plant-based para comunidades atingidas pela crise da Covid-19 em Masai Mara – região famosa no Quênia pelas reservas ambientais e roteiros de safáris –, a ONG internacional Million Dollar Vegan afirma que um de seus doadores se comprometeu a dobrar essa quantidade se o ex-presidente Barack Obama, a atriz Lupita Nyong’o ou o músico Tom Morello, três grandes nomes mundiais de ascendência queniana, também decidirem contribuir para a iniciativa com o mesmo volume de alimentos. 

A instituição está tentando entrar em contato com as três personalidades para pedir que participem dessa ação doando 10 mil dólares (cerca de 56 mil reais), o valor necessário para distribuir 50 mil refeições às comunidades da região.

Million Dollar Vegan

Desde que a Covid-19 surgiu, a Million Dollar Vegan – conhecida por desafiar líderes globais a se tornarem veganos em troca de uma doação de um milhão dólares para caridade – tem canalizado seus recursos para a doação de alimentos.

Até o momento, eles já ofereceram ajuda a veteranos de guerra sem-teto em Los Angeles (EUA), a crianças na faixa dos 5 a 10 anos de idade na Etiópia, a pessoas sem-teto em Paris, a hospitais e casas de repouso na Itália e Espanha, a populações vulneráveis no Reino Unido e a comunidades carentes no Brasil, México, Argentina e Índia.

Atuação no Quênia

Atualmente, a ONG está trabalhando em parceria com o líder comunitário de Masai, Jack Lekishon (conhecido por ali como “o homem sábio”), para dar apoio às famílias da região que dependiam do turismo e foram duramente atingidas pela crise no setor. Normalmente, a comunidade faz produtos artesanais para vender, mas com a perda abrupta de visitantes o impacto foi devastador. “Eu temo que a fome mate mais que a Covid-19. Algumas pessoas estão há semanas sem comer”, afirma Jack.

Como um experiente ativista ambiental e humanitário, Jack entende bem a conexão entre a degradação ambiental e os riscos de doenças transmitidas de animais para humanos. Por isso, ele decidiu pedir ajuda à Million Dollar Vegan.

As ações de doação, que devem ter duração de dois meses, começaram em 4 de agosto. Na primeira doação, cem famílias de três vilarejos (Olrkasoe, Singilayo e Olkinyei) receberam cestas de alimentos com farinha de milho, feijão, vegetais frescos e óleo de cozinha. Já no segundo dia, Jack viajou até as aldeias de Osero para levar alimentos para mais cem famílias. Ao todo, a Million Dollar Vegan irá distribuir à população de Masai 50 mil refeições (além de água para cozinhar, máscaras e itens de higiene), a um custo total de 10 mil dólares.

“Quando Jack nos abordou, nós não hesitamos. Ele é um renomado ambientalista e líder comunitário e nós estamos muito contentes em poder levar ajuda a ele e seus voluntários, que distribuem comida aos que mais precisam”, afirma Naomi Hallum, CEO da Million Dollar Vegan.

Além das 50 mil refeições, eles esperam arrecadar recursos extras para também levar um food-truck a orfanatos de regiões rurais para que as crianças recebam uma refeição quente. “É por isso que estamos lançando esse desafio a Barack Obama, Lupita Nyong’o e Tom Morello. Se apenas um deles doar o valor de 10 mil dólares, um dos nossos doadores também fará uma nova doação”, garante Naomi.

Jack Lekishon gravou um vídeo para cada uma dessas personalidades pedindo ajuda para a iniciativa. A mensagem para Barack Obama foi gravada na Floresta Obama – ao lado de três árvores que o ex-presidente e sua esposa, Michelle Obama, plantaram em 2006, confira:

Por que Barack Obama, Lupita Nyong’o e Tom Morello?

Barack Obama tem ascendência queniana por parte da família de seu pai, e sua instituição – The Obama Foundation – lançou um programa (Leaders: Africa) com duração de um ano cuja missão é “construir uma rede de líderes éticos e inovadores que vão conduzir uma mudança positiva em suas comunidade, no seu continente e no mundo”.

Lupita Nyong’o é filha de um político queniano e no ano passado se juntou a uma marca da indústria da moda para fazer campanha filantrópica contra a fome no mundo. A campanha Watch Hunger Stop, até agora, já doou mais de 18 milhões de refeições para crianças em idade escolar.

Tom Morello também é filho de um político queniano e seu primo, Uhuru Kenyatta, é o atual presidente do Quênia. Tom, que é vegetariano, tem a seguinte descrição de perfil em sua conta no Twitter: “Feed the poor. Fight the power. Rock the f*ck out” (em tradução livre: “Alimente os pobres. Combata o poder. Arrase!”).

Para aqueles que desejam apoiar o programa de doação de alimentos para os masai, as doações podem ser feitas para a Million Dollar Vegan no GoFundMe.