A Volvo anunciou recentemente um novo sistema de segurança que deve proteger os ciclistas que pedalam em meio ao trânsito. O equipamento, inserido nos carros da montadora, detecta a presença de ciclistas e aciona automaticamente os freios para evitar uma colisão.

O sistema foi anunciado no salão do automóvel de Genebra e é uma resposta da indústria automotiva ao aumento constante no número de ciclistas urbanos em ruas de todo o mundo. Cresce o número de cidades que incentivam o uso da bicicleta como meio de transporte e é imprescindível que exista conscientização e estrutura que favoreçam o compartilhamento das vias.

O responsável pela apresentação da tecnologia foi o vice-presidente sênior da Volvo, Doug Speck. Na ocasião ele chegou ao palco do show de bicicleta, para demonstrar o funcionamento do sistema.

A empresa também informou que a tecnologia passará por aprimoramentos. A intenção é aprimorar o sistema para que o sistema de frenagem também seja eficiente na relação entre motoristas e pedestres.

A Volvo é a primeira grande empresa do setor automotivo a anunciar propostas tecnológicas com este perfil. Com informações do US Today.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.