A Toyota firmou parceria com Joby Aviation para o desenvolvimento de uma nova solução de mobilidade aérea totalmente sustentável: uma aeronave elétrica de decolagem e aterrissagem vertical capaz de levar quatro passageiros e mais o piloto.

A empresa aeroespacial quer implantar serviços de transporte aéreo rápidos, silenciosos e acessíveis. A colaboração reflete o reconhecimento da Toyota do potencial de longo prazo desse mercado, além de atender às crescentes necessidades da população.

“O transporte aéreo tem sido uma meta de longo prazo para a Toyota. Ao encararmos o desafio do transporte aéreo em conjunto com a Joby, aproveitamos esse potencial para revolucionar o futuro do transporte e das novas gerações. Por meio desse projeto, esperamos oferecer a nossos clientes a liberdade de se locomover e a diversão em todos os lugares, em terra e, agora, no céu”, afirma o presidente e CEO da Toyota Motor Corporation, Akio Toyoda.

Como principal investidora no financiamento de US$ 590 milhões no Série C da Joby, a Toyota continua desenvolvendo tecnologias para oferecer “Mobilidade para Todos”.

Além de investir US$ 394 milhões na Joby, a Toyota vai compartilhar sua experiência em manufatura, qualidade e controle de custos para o desenvolvimento e produção das aeronaves elétricas.

O design da aeronave foi desenvolvido para atender às necessidades de um mercado em ascensão no transporte aéreo, no qual passageiros e viajantes buscam os benefícios diários da aviação dentro dos centros urbanos e entre eles. Mais detalhes da aeronave protótipo e dos planos de produção serão anunciados futuramente.

Setor automotivo encontra a aviação

“Essa parceria com a Toyota representa um compromisso para nós sem precedentes de investimento e recursos, e também para essa nova indústria de uma das líderes mundiais de fabricante de automóveis”, explica o fundador e CEO da Joby Aviation, JoeBen Bevirt.

Ambas as companhias acreditam que alavancar sinergias com as tecnologias automotivas, bem como integrar as melhores práticas do Sistema Toyota de Produção, ajudará a facilitar a produção em escala dessas aeronaves, além de ajudar a atender aos exigentes padrões de segurança.

O vice-presidente executivo da Toyota Motor Corporation, Shigeki Tomoyama, fará parte do conselho de administração da Joby e desempenhará papel ativo na definição da direção estratégica com os executivos.

É previsto que os eVTOLs, como são conhecidas essas aeronaves, ajudarão a desenvolver novos serviços de mobilidade, com potencial para ser uma alternativa nos persistentes desafios de deslocamento. Esses desafios incluem os congestionamentos de tráfego nas áreas urbanas, aumento da carga ambiental, falta de transporte em áreas subpovoadas, entre outros.