Patrícia Médici e Neiva Guedes foram as duas primeiras personagens do projeto Mulheres na Conservação. Com apoio da Fundação Toyota do Brasil, a série de reportagens conta a história e revela a personalidade de mulheres que dedicam sua vida à preservar espécies ameaçadas da fauna brasileira.

A jornalista Paulina Chamorro acompanha estas heroínas da natureza em seu trabalho de campo, revelando sua trajetória e rotina. Além da dedicação incansável ao trabalho de conservacionista, desafios e vantagens de ser uma mulher neste cenário acabam também sendo revelados.

Múltiplas plataformas

mulheres na conservação
Patricia Medici
Foto: João Marcos Rosa | NITRO

As reportagens ganham diversas plataformas e podem ser conferidas no site da National Geographic Brasil, no CicloVivo, em uma websérie e também em PodCast – Patricia e Neiva são as personagens que já ganharam episódios.

Com imagens de João Marcos Rosa e vídeos de Bruno Magalhães, da Nitro Histórias Visuais, as histórias destas mulheres incríveis inspiram. “Ter o projeto em várias plataformas e veículos, garante que a gente consiga mostrar vários lados destas narrativas e destas personagens”, explica Paulina.

Conquistas reconhecidas

Neiva Guedes
Foto: João Marcos Rosa | NITRO

Além de ter suas conquistas na conservação contadas no projeto, Neiva Guedes  foi indicada ao Prêmio ‘Faz Diferença’, uma iniciativa da Jornal O Globo em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Ela concorre na categoria “Sociedade/Ciência e Saúde” por ter tirados as araras azuis da lista de animais em extinção com um trabalho de mais de 30 anos em defesa da espécie.

Próxima personagem

A próxima personagem a ganhar reportagens no Mulheres na Conservação é a bióloga Beatrice Padovani, uma das mais importantes especialistas em conservação marinha do Brasil. Mais uma mulher que assumiu o protagonismo e, em parceria com pescadores e comunidades litorâneas, trabalha para salvar recifes de corais, manguezais e espécies de peixes.

A história de Beatrice já está disponível na National Geographic Brasil e em breve estará no CicloVivo – além de entrar nas diferentes plataformas do projeto.

Beatrice Padovani
Foto: Joao Marcos Rosa | NITRO