Conforme anunciado recentemente pela prefeitura de São Paulo, além das vias exclusivas para ciclistas, a cidade receberá novas faixas destinadas apenas para pedestres. A medida tem como intuito aumentar a segurança e o espaço para quem se locomove a pé.

A Av. Liberdade, na região central de São Paulo, será a primeira a receber a estrutura. O local foi escolhido pelo fluxo intenso, são aproximadamente 5.500 pessoas/hora.

O projeto, que será implementado pela CET, prevê o alargamento da calçada da avenida da Liberdade, na região central, apenas no sentido Centro, no trecho entre as ruas São Joaquim e dos Estudantes, perfazendo uma extensão de 750 metros e largura bruta de 1,5 metros – o trecho do intitulado corredor Vergueiro é o que mais apresenta conflitos entre pedestres e automóveis.

A pista funcionará como uma extensão da calçada. Para garantir a diferenciação por parte dos motoristas, o piso será pintado de verde, segregadores, balizadores e tachas refletivas também serão instalados, junto com outras sinalizações.

Redação CicloVivo