Simples e de baixo custo, conheça a nova scooter elétrica da Honda

Motinha é capaz de percorrer até 65 km com uma única carga.

elétrico scooter
Foto: Divulgação

Um veículo elétrico, urbano, minimalista e acessível. Estas são algumas características da nova aposta da Honda no setor da micromobilidade. A fabricante japonesa se uniu à compatriota rede de varejo Muji para desenvolver a scooter MS01.

Até então restrita ao mercado chinês, a nova scooter elétrica é exemplo de que é possível reduzir os altos custos dos veículos elétricos propostos pelas marcas nos últimos anos. Em 2021, a Honda já havia lançado uma scooter pelo preço de um smartphone. Agora, este novo modelo será vendido por 744 dólares, equivalente a menos de quatro mil reais (cotado em 22 de agosto de 2022), enquanto a Mobylette da Caloi tem valor sugerido de quase R$ 10 mil.

Para manter a faixa de preço acessível, a scooter MS01 possui somente recursos básicos. O modelo é composto por acelerador eletrônico, dois pedais, rodas aro 17 e pneus sem câmara – adequados para piso urbano. O motor de 400W garante uma velocidade máxima de 25 km/h. Já a bateria de litio 48v 20ah proporciona autonomia de 65 km apenas no modelo elétrico.

scooter Honda
Foto: Divulgação

Isso significa que é possível percorrer 65 km com uma única carga, sem precisar parar para recarregar. E caso o condutor queira ir além e não tenha ponto de recarga disponível, basta pedalar.

Outro ponto interessante é que o modelo tem corpo em forma de U, o que, segundo a Honda, facilita o uso para condutores de diferentes estaturas.

Com pintura fosca, em preto e branco, o design da scooter elétrica ficou por conta da empresa Muji, uma gigante de artigos variados – tais como Daiso e Miniso – cujos produtos são marcados por tons sóbrios e estética minimalista.

elétrico scooter
Foto: Divulgação

Antes da experiência com a Honda, a MUJI já havia participado do desenvolvimento de um ônibus autônomo em colaboração com a empresa de tecnologia finlandesa Sensible 4.

elétrico scooter
Foto: Divulgação

O grande porém é que o modelo está longe de chegar ao Brasil. Somente cinco mil unidades da scooter MS01 serão vendidas no mercado chinês. Não há previsão do veículo ser comercializado em outros países.

scooter elétrica
Foto: Divulgação
scooter Honda
Foto: Divulgação
scooter elétrica baixo custo
Foto: Divulgação