Há pouco mais de um ano, um empresário de Jacareí, interior de São Paulo, implantou o serviço de bike táxi para transportar animais de estimação para os pet shops da cidade. O projeto vem fazendo cada vez mais sucesso, melhorando a qualidade de vida dos cães e reduzindo a poluição do ar.

O empresário Willdson Mendes criou o serviço para os bichos depois de passar uma temporada na Alemanha, país que tem um dos planejamentos mais completos para ciclistas do mundo. De lá, o empresário de 35 anos trouxe uma caixinha, utilizada para transportar animais, instalada na bike que percorre os trajetos com os bichos.

Além de reduzir a poluição do ar, o serviço também aumenta a qualidade de vida do empresário, e, principalmente, dos cães atendidos. Quando estão na bicicleta, os pets recebem os estímulos que vêm da rua, observam o percurso e sentem os cheiros da cidade. Assim, os bichos se divertem no trajeto, em vez de ficarem presos e estressados no interior dos veículos geralmente utilizados para transportá-los.

Além de prestar serviço para cinco pet shops, Willdson também realiza passeios particulares de bike com cães na cidade. Segundo o empresário, um dos maiores desafios encontrados no trabalho é o planejamento urbanístico de Jacareí, que tem muitas ruas estreitas e irregulares. Para fazer trajetos mais longos ou chegar a locais íngremes com segurança, o empresário costuma utilizar um carro – que, em breve, será substituído por uma bicicleta elétrica. Com informações do G1.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.