Como parte das comemorações pelo 466º aniversário da capital baiana, a cidade recebe 24 horas ininterruptas de atividades voltadas para o ciclismo. O evento começará às 9h do próximo sábado (28) e vai até às 9h do domingo (29).

As oportunidades de chamar a atenção e conscientizar o motorista para a existência da ciclovia e faixa de treino na região, orientando-os sobre as leis de trânsito e suas penalidades; e apresentar aos ciclistas um novo local de treino e ciclofaixa são os principais objetivos dessa ação.

Para a realização da Virada Ciclística Salvador Vai de Bike 24h, a Avenida Magalhães Neto será fechada gradativamente, chegando a totalidade da via a partir das 21h do sábado, garantindo, assim, a segurança dos ciclistas que preferem a noite para pedalar. A empresa de transporte Transalvador participará da ação e haverá trechos alternativos para os motoristas.

“A Virada é uma oportunidade para que a população entenda que ali existe uma faixa para treino que, inclusive, é utilizada diariamente das 4 às 6 horas da manhã. É também a oportunidade de unirmos diversos públicos ciclistas e ocuparmos mais uma vez a cidade!”, observa Isaac Edington, presidente da Saltur e coordenador do Movimento Salvador Vai de Bike.

O evento é um convite para que as pessoas ocupem a rua com suas bikes. Além de ser uma opção de lazer para quem gosta de pedalar, mas evita sair durante o dia, por causa do sol e calor. Como haverá espaços segregados para os usuários de bicicletas e a via ficará totalmente isolada, esta é também uma oportunidade boa para os iniciantes do pedal.

No canteiro central serão instaladas diversas tendas com bikes, apoio mecânico, auxilio da Federação Baiana de Ciclismo (FBC) e do Hospital da Bahia. No local, os interessados podem fazer a inscrição para participar da Virada. O ciclista interessado em participar deve doar um quilo de leite em pó, alimento que será destinado às creches municipais.

Durante a virada, 12 duplas de atletas se revezarão a cada duas horas. Participam do evento o Campeão Brasileiro de Triathlon, Alberto Lopes e a Tricampeã Baiana de Ciclismo, das Copas Nordeste de Ciclismo e da Norte e Nordeste de Ciclismo, Cristiane Duque, que juntos vão formar uma dupla de endurance – de resistência, com auto rendimento -, onde cada um irá pedalar durante 12 horas sem intervalo. 

Prefeitura de Salvador

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.