É comum algumas empresas trocarem o benefício do vale-transporte por a opção de uma vaga no estacionamento. Mas, o laboratório de criação Señor foi muito além disso. Lá os funcionários têm direito a uma bicicleta para ser usada como o meio de transporte.

A ideia foi apelidada de Bike da Firma e está, atualmente, em um período de teste que já garante a expansão do projeto. Mesmo sendo ainda muito novo, com apenas oito meses de vida, os resultados já são bastante positivos.

A fase inicial do Bike da Firma esteve restrita aos funcionários do Señor, mas como parte do teste, hoje ele está acessível a outras empresas. No momento, os funcionários e estudantes da Miami AD School/ESPM de São Paulo podem desfrutar das pedaladas do projeto.

O funcionamento é simples. As empresas parceiras recebem a bicicleta customizada, que é dobrável e elétrica. A partir de então, os participantes precisam apenas baixar um aplicativo para iPhone e começar a pedalar.


Foto: Divulgação

O sistema permite o cálculo, em tempo real, da quilometragem percorrida, juntamente com as informações pessoais de cada participante. Ao finalizar a pedalada, esse histórico já é contabilizado no site e entra na conta de cada um dos parceiros.

Para estimular ainda mais o uso da bicicleta como meio de transporte, o Bike da Firma oferece recompensas a cada cem quilômetros rodados. As duas primeiras centenas já foram percorridas e entre as bonificações estão uma rodada de chopp e um curso básico de arquearia. O objetivo é chegar aos mil quilômetros.


Foto: Divulgação

O projeto pode ser replicado para outras empresas, que se encarregam de pagar uma taxa mensal, enquanto o Bike da Firma se compromete com a estrutura e tecnologia necessárias para que os funcionários comecem a pedalar.

Por Thaís Teisen – Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.