Um muro foi erguido no meio da ciclovia da Radial, na altura da estação Carrão do metrô, zona leste de São Paulo. Os ciclistas que transitam pelo local são obrigados a desviar do percurso, passando pela faixa de ônibus da Radial Leste. Responsável pela ciclovia, o Metrô de São Paulo alegou que não sabe por qual motivo o muro “apareceu” no trecho.

De acordo com o Metrô, obras de melhoria vêm sendo realizadas na ciclovia Caminho Verde, que liga as estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé, da Linha 3-Vermelha. O responsável ainda cogitou que o muro pode ter sido erguido equivocadamente pela construtora contratada para atuar no local. Em nota, a assessoria de imprensa da instituição apenas informou ao G1 que a companhia “vai providenciar a retirada do muro que obstrui a ciclovia neste final de semana”.

Um dos trechos com maior circulação de ciclistas em São Paulo, a ciclovia da Radial vem sendo criticada por vários usuários. De acordo com o balconista João Alexandre Binotti, o local ainda precisa de muitas melhorias. "Há trechos com buracos no asfalto e falta sinalização de sentido centro/bairro e distância para os ciclistas", diz. "Pontos de apoio e policiamento também seriam importantes, além de banheiros químicos e telefones públicos espalhados pelo local”, completa o ciclista, que vai para o trabalho pedalando todos os dias.

Esta não é a primeira demonstração de descaso que o metrô dá aos ciclistas: depois de um mês de funcionamento, os bicicletários administrados pela companhia foram fechados no início de agosto e não têm previsão de serem reabertos. O serviço disponibilizava bicicletas para serem alugadas, mas, por enquanto, os ciclistas apenas podem estacionar suas bicicletas nos locais.

Por Gabriel Felix – Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.