- Publicidade -

Mortes no trânsito caem em SP e prefeitura comemora plantando árvores

No primeiro semestre de 2015, a quantidade de mortes em decorrência de acidentes no trânsito caiu 18,5%.

No primeiro semestre de 2015, a quantidade de mortes em decorrência de acidentes no trânsito caiu 18,5% na capital paulista, em comparação ao mesmo período no ano passado. De acordo com a prefeitura, isso significa que 118 mortes foram evitadas. Para comemorar, o número foi transformado em mudas, plantadas em parques e clubes da cidade.

- Publicidade -

Um dos dados mais expressivos foi em relação a acidentes envolvendo ciclistas, que caíram quase que pela metade. Enquanto o primeiro semestre de 2014 registrou 28 mortes, neste ano foram contabilizadas 15. O prefeito Fernando Haddad atribuiu a redução ao conjunto de metas do Programa de Proteção à Vida.

Entre as medidas aplicados no planejamento municipal estão a redução de velocidades em algumas das principais vias da cidade, como as marginais, a criação de ciclovias, a instalação de novas sinalizações de trânsito, trabalhos de educação e conscientização, entre outras coisas.

Os benefícios foram sentidos até mesmo na saúde. “Só nesses 60 dias de redução [da velocidade] foram economizados 70 leitos hospitalares, que significam para o SUS uma economia de R$ 40 milhões por ano”, explicou o prefeito. A mudança no limite de velocidade também foi apontada como causa para a redução de 8% na média de lentidão nas marginais.

“O Programa de Proteção a Vida melhora a cidade em todos os sentidos. Protege a vida das pessoas, melhora o trânsito e o meio ambiente, porque o ciclista ajuda o meio ambiente. Além disso, ele moderniza a cidade e coloca São Paulo em pé de igualdade com as metrópoles do mundo”, Haddad.

- Publicidade -

Redação CicloVivo e Prefeitura de São Paulo