tuk-tuk
Inicialmente, os tuk-tuks elétricos serão utilizados em entregas de pedidos nas capitais das regiões Sul, Sudeste e Nordeste.

A empresa B2W Digital – dona das marcas Americanas, Submarino, Shoptime e Sou Barato – vai colocar nas ruas uma frota de 90 tuk-tuks elétricos para entrega de produtos vendidos nas plataformas digitais. Os veículos vão atuar, principalmente, nas capitais do Sudeste, Sul e Nordeste do país.

Os novos tuk-tuks elétricos permitem transportar de 240 quilos a 600 quilos de mercadorias, conforme o modelo do veículo. Tal capacidade aumenta o sortimento e o tamanho de produtos entregues, em comparação, por exemplo, às bicicletas.

O serviço de entrega por tuk-tuks vem sendo testado pela companhia no município de São Paulo nos últimos meses. São atualmente nove veículos elétricos em operação, com diferentes capacidades de carga. A frota de tuk-tuks atua em deslocamentos de curta distância – o chamado “last mile”, a última milha da logística de entrega.

“O tuk-tuk elétrico é um meio eficiente de deslocamento nos centros urbanos e tem a vantagem, em relação às bicicletas, de oferecer maior capacidade de carga. O serviço permite entregarmos mais rapidamente e itens de maior volume, ao mesmo tempo em que reduz a emissão de CO2 no meio ambiente”, afirma Welington Souza, diretor geral da LET’S – plataforma de gestão compartilhada dos ativos de logística e distribuição da Americanas e B2W.

Para garantir a qualidade e agilidade das entregas por meio dos tuk-tuks, a B2W oferece aos seus parceiros treinamento para utilização dos veículos, que demandam habilitação, além de regulares capacitações para atendimento ao cliente.

Além da eficiência de deslocamento, a nova frota evita as emissões de gases de efeito estufa (GEE), contribuindo com o alcance do ODS 13, da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que incentiva medidas contra a mudança global do clima. A expectativa é que a frota deixe de emitir cerca de 3 toneladas de CO2 na atmosfera por mês.

Em um estudo de estratégia ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa), a empresa mapeou os principais ODS que norteiam suas ações,. São eles: 4 – Educação de Qualidade, 5 – Igualdade de Gênero, 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, 10 – Redução das Desigualdades e 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima.