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Com 12,2 km de extensão e expectativa de atender 130 mil passageiros por dia, a Linha 13-Jade, da CPTM, já saiu do papel. Este grande projeto ligará São Paulo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.

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A iniciativa representa um investimento total de R$ 2,3 bilhões. O valor da tarifa será o mesmo cobrado em todo o sistema metroferroviário.

Uma parte do trajeto será feita em superfície (4,3 km) e, outra, em elevado (7,9 km). Ao todo, duas novas estações estarão à disposição dos passageiros: Guarulhos-Cecap e Aeroporto Guarulhos. Além da Estação Engenheiro Goulart, integrada com a Linha-12 Safira.

Desafios

A implantação da Linha 13-Jade engloba a transposição sobre os rios Tietê e Baquirivu-Guaçu, além das rodovias Ayrton Senna, Hélio Smidt e Presidente Dutra. “As travessias dos cursos d’água e das estradas representaram desafios grandes que conseguimos superar. A técnica de construção com o uso do viaduto estaiado, por exemplo, permitiu interferir o mínimo possível no tráfego de veículos que circulavam pelas estradas”, explica o engenheiro Jackson Teixeira Eugênio, gerente de Obras e Expansão da CPTM.

Com a realização da união física dos lados do viaduto estaiado, o trajeto de 12,2 km ficou completamente unido. “Trata-se de um passo fundamental para a sequência do projeto. Assim, será possível concluir os serviços da via permanente, bem como a instalação de rede aérea”, destaca o engenheiro Jackson Teixeira Eugênio.

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Com dois mastros de 70 metros de altura (equivalente a um prédio de 20 andares), o viaduto tem um vão central de 180 metros. Para lidar com todo esse projeto, estão envolvidos 2.100 trabalhadores.

Um dos maiores desafios foi o lançamento das 764 vigas que compõem o elevado. “Cada uma delas tem 31 m de comprimento e pesa 96 toneladas, o equivalente a 120 carros populares empilhados. Os içamentos foram concluídos com a ajuda de dois guindastes, o que é algo notável em termos de execução”, acrescenta o gerente de Obras.

Técnicas

No total, a nova linha contará com seis transposições, das quais uma realizada por meio do viaduto estaiado e cinco pelo método Balanço Sucessivo. A técnica consiste na execução da estrutura em segmentos que, a partir de um pilar de suporte, avançam em balanços, um a um, até completar o vão, com o apoio de treliças metálicas.

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A Linha 13-Jade representa um avanço na mobilidade para os moradores da zona leste. Eles agoram poderão se deslocar em 22 cidades por meio das linhas da CPTM. E terão acesso ao metrô, sendo beneficiados com a redução do trânsito. Afinal, o carro é o principal meio de acesso ao Aeroporto Internacional de Cumbica. Mais sobre o projeto aqui.

O governo também prometeu um trem expresso para realizar o trajeto ainda mais rápido.

Por Governo de SP