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A implementação de estruturas cicloviárias é uma reivindicação de ciclistas em todo o mundo. A lógica é simples: quais mais espaços seguros para pedalar, menos as chances de acidentes fatais. Entretanto, uma pesquisa recente da Universidade do Colorado e da Universidade do Novo México, ambas nos Estados Unidos, sugere que a construção de mais vias ciclísticas deveria ser uma pauta mesmo entre os que não pedalam, uma vez que tornam a cidade mais segura para todos.

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“O ciclismo parece inerentemente perigoso por si só”, afirma o coautor do estudo Wesley Marshall, professor na Faculdade de Engenharia, Design e Computação. “Assim, parece que uma cidade com muito ciclismo é mais perigosa, mas o oposto é verdadeiro. Construir instalações seguras para os ciclistas acabou sendo um dos maiores fatores de segurança no trânsito para todos”.

Metodologia

Os pesquisadores analisaram 13 anos de dados, de 12 grandes cidades dos EUA, em relação a ações que abarcam o ciclismo, entre elas Denver, Dallas, Portland, Oregon e Kansas City, Missouri. Durante esses anos, os Estados Unidos viram um aumento de 51% no uso de bicicletas para o trabalho e o número de ciclovias protegidas dobram a cada ano desde 2009. Em um estudo longitudinal, os pesquisadores investigaram mais de 17 mil mortes e 77 mil ferimentos graves.

Mais ciclovias, antes de mais ciclistas

Originalmente, os pesquisadores acreditavam que o aumento de ciclistas nas ruas levariam a um efeito de “segurança em números”: quanto mais pessoas pedalando nas estradas, mais provável que os motoristas desacelerem. Em vez disso, eles descobriram que cidades mais seguras não eram proporcionais ao aumento de ciclistas e sim à infraestrutura construída para elas – especificamente, ciclovias separadas e protegidas. Eles descobriram que a infraestrutura de ciclismo está significativamente associada a menos fatalidades e melhores resultados de segurança no trânsito.

Portland, em Oregon, teve o maior aumento. Entre 1990 e 2010, o uso de bicicleta na cidade aumentou de 1,2% para 6%; no mesmo período, a taxa de mortalidade na estrada caiu 75%. Com o acréscimo de ciclovias, as taxas de acidentes fatais caíram em Seattle (-60,6%), San Francisco (-49,3%), Denver (-40,3%) e Chicago (-38,2%).

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Segurança para todos

Os pesquisadores descobriram que as instalações de bicicletas atuam como mecanismos “calmantes” no trânsito, reduzindo a velocidade dos carros e, consequentemente, as fatalidades. O coautor Nicholas Ferenchak, professor no departamento de Engenharia Civil, Construção e Meio Ambiente da Universidade do Novo México, afirma que baseado no conceito de que era preciso ter mais pessoas pedalando “significava que tínhamos que descobrir como atrair mais ciclistas para tornar uma cidade mais segura e isso não é fácil”. Agora, para ele, a questão é mais simples e espera que inspire planejadores urbanos: “crie instalações e você verá o impacto”.

Veja o estudo completo aqui.

Foto: Fernando De Lima por Pixabay

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