Com resistência ou não, os veículos autônomos vão tomar as ruas das cidades. No Arizona (EUA), os moradores de Scottsdale em breve poderão receber as compras do supermercado em casa trazidas por tais veículos. O projeto é uma parceria da Nuro, startup desenvolvedora de veículos autônomos, com a rede de supermercados Kroger.

A Nuro foi fundada por dois ex-engenheiros do Google, então a expectativa do modelo é grande. Em janeiro, as duas empresas anunciaram a parceria agora lançado em forma de projeto piloto no Arizona.

Com espaço projetado para levar apenas coisas, e não pessoas, o protótipo da cápsula R1 é uma van elétrica. Possui extensão de pouco mais de um metro, tem peso em torno de 680 kg e limite máximo de carga de 113kg.

Como funciona

Os clientes podem fazer pedidos online em uma loja de comida da Kroger para ser entregue no mesmo dia ou no dia seguinte. A taxa de entrega é de quase seis dólares.

“A Kroger quer trazer mais clientes para a conveniência da entrega a preços acessíveis, e o piloto com a Nuro nos ajudará a testar e entender a aceitação de veículos autônomos pelos clientes”, diz Yael Cosset, vice-presidente da companhia.

Por enquanto, em fase de testes, o projeto faz uso da frota de veículos autônomos Toyota Prius. Mas a ideia é que até o final de outubro os novos veículos sejam comecem a ser utilizados.