Bike elétrica tem placas solares que recarregam a bateria em qualquer lugar

A Solar Bike é uma bicicleta elétrica que não precisa ser conectada à tomada para recarregar. O modelo, criado pelo dinamarquês Jesper Frausing, é equipado com placas fotovoltaicas, baterias e um motor elétrico, que pretendem facilitar a vida de qualquer ciclista urbano.

A proposta do engenheiro era criar uma bicicleta prática e útil. A solução usada foi apelar para a energia renovável. A Solar Bike tem a base de sua estrutura bastante semelhante às bicicletas tradicionais, mas os pequenos detalhes usados em sua adaptação fizeram toda a diferença.


Foto: Divulgação/Solar Bike

A roda é totalmente preenchida com as placas fotovoltaicas, que cobrem os raios da bicicleta e dão um ar “futurista” ao modelo. No quadro estão dispostos um pequeno motor e a bateria. Assim sendo, enquanto o ciclista está na rua, as células fotovoltaicas captam a energia do sol e mantém a produção armazenada na bateria, para colocar o motor em funcionamento a qualquer momento.


Foto: Divulgação/Solar Bike

De acordo com o criador, a velocidade média da bike é de 25 km/h, podendo chegar a até 50 km/h. Quando a bateria está totalmente carregada, ela disponibiliza energia suficiente para prover 70 quilômetros de autonomia.

No site da Solar Bike não está disponível o valor para a comercialização da bicicleta, mas o dinamarquês já trabalha na criação da segunda versão do modelo.

Redação CicloVivo