As bicicletas dobráveis são muito úteis para quem mora em grandes cidades e precisa mesclar a bike com outros modais. A marca austríaca Vello deu um jeito de deixar essa utilidade ainda melhor, criando bicicletas dobráveis com características de cidade, estrada ou montanha.

A linha foi desenvolvida por Valentin Vodev e sua equipe e conta com detalhes que devem tornar as bicicletas dobráveis ainda mais atraentes. A base para os modelos é praticamente a mesma. No entanto, pequenos detalhes os deixam mais semelhantes às outras linhas específicas de bicicletas.

A Vello possui rodas aro 20, que não são tão grandes quanto das bicicletas tradicionais, que variam de 27 a 29. Mesmo assim, elas oferecem conforto e velocidade, ideais para garantir o bom desempenho em ruas com bastante movimento.

Mas, o principal diferencial dessa bicicleta é a facilidade com que ela é dobrada. Ao invés de contar com várias alavancas, a bike possui apenas um forte imã que mantém a roda traseira na posição de uso. Assim, basta desconectá-lo e girar o quadro para reduzir o tamanho da bicicleta. Além disso, este mesmo equipamento também funciona como suspensão, reduzindo os impactos da pedalada e aumentando o conforto do ciclista.


Foto: Divulgação

A Vello Urbana é equipada com para-lamas, luzes de segurança e câmbio com oito marchas. Já a Vello Rocky, possui características de MTB e é ideal para andar até mesmo nos terrenos mais difíceis. Ela possui dez opções de marchas, para facilitar a locomoção por qualquer parte da cidade.


Foto: Divulgação


Foto: Divulgação

O terceiro modelo da linha é o Vello Speedster, uma bicicleta dobrável que traz consigo características de uma bike de estrada. Os pneus são mais finos do que as dobráveis tradicionais e o guidão é o mesmo das Speeds, com direito à selagem com fitas de couro no guidão.


Foto: Divulgação

A linha buscou financiamento coletivo através do Kickstarter e alcançou mais do que o dobro do valor estimado. Elas são comercializadas em lojas físicas na Áustria e também através do site da marca.

Clique aqui para mais informações.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.