upcycling setor automotivo
Foto: Reprodução | ReTornar
- Publicidade -

Para estimular o reúso de matéria-primas e diminuir o impacto ambiental da indústria automotiva, o Projeto ReTornar, uma iniciativa da Fundação Toyota do Brasil, envolveu alunos e ex-alunos da Faculdade Belas Artes na criação de projetos de upcycling, utilizando e transformando resíduos em novos produtos. 

A ação uniu a visão criativa e inovadora dos alunos de Design de Moda da instituição de ensino ao trabalho dos grupos de costura UniArte e ASCA, responsáveis pelas produções dos produtos desenvolvidos. Dando um novo uso e significado aos materiais da indústria automotiva, os produtos podem gerar impacto positivo do ponto de vista social, econômico e ambiental.

Ao todo, participaram do desafio 10 grupos de estudantes, com a 25 projetos. Destes, foram selecionados quatro vencedores, um para cada categoria do concurso: Produtos originais; Decoração para casa – home fashion; Utilitários para carros; e Acessórios para uso pessoal.

- Publicidade -

Os quatro grupos vencedores receberam como prêmio 1 KIT Fundação Toyota, contendo mochila, necessaire, estojo ecobag e diversos outros itens produzidos pelo projeto, carta de agradecimento, além da possibilidade de ter o produto desenvolvido para o concurso inserido no catálogo do ReTornar a partir de 2022. 

ReTornar

O Projeto ReTornar nasceu em 2011, por iniciativa da Toyota do Brasil, com o objetivo de contribuir com a formação de cidadãos por meio da reutilização de materiais e, consequentemente, gerando menos impacto ambiental com a produção industrial.

upcycling setor automotivo
Foto: Reprodução | ReTornar

Assim, o projeto transforma os resíduos da indústria automotiva, como airbags, tecidos automotivos, uniformes e cintos de segurança, em mochilas, ecobags, carteiras e necessaires, entre outros itens. Desde o início do projeto, seis toneladas de resíduos já foram reutilizados e 77 mil brindes foram produzidos.

Em 2020, o projeto foi incorporado à Fundação Toyota do Brasil e, no início de 2021, o ReTornar iniciou a operação do seu e-commerce, passando a comercializar os produtos diretamente para pessoas físicas, em todo o país.

upcycling setor automotivo
Foto: Reprodução | ReTornar

Para a produção dos itens vendidos na loja virtual, a Fundação Toyota apoia duas cooperativas de costureiras: a Cooperativa Uni Arte Costura, de Indaiatuba-SP, e a Associação Social Comunidade de Amor (ASCA), em Sorocaba-SP, sendo que toda a renda dos produtos vendidos é destinada e distribuída entre as duas cooperativas. 

- Publicidade -