Garrafas são projetadas para reuso em construções resilientes
Foto: Friendship Products LLC
- Publicidade -

Um dos recursos fundamentais em situações de ajuda humanitária é a água potável. Áreas atingidas por desastres naturais ou outros eventos extremos precisam receber água e muitas vezes isso significa muitas e muitas garrafas.

Com isso em mente, Tim Carlson desenho as Garrafas da Amizade. Com um design cuidadosamente projetado para o reuso das embalagens, as garrafas pode ser encaixadas de diversas maneiras e se transformam em partes de construções resilientes à condições climáticas.

As garrafas foram testadas em cabines de jantar em Nova Iorque e resistiram a um furacão. De acordo com os fabricantes, as cabines construídas com as garrafas podem resistir a ventos de tempestade de categoria 2.

- Publicidade -

Em situações de desastres naturais ou crises humanitárias, as garrafas podem fornecer abrigos temporários seguros para desabrigados.

Foto: Friendship Products LLC

Projeto antigo

Carlson está trabalhando no design das Garrafas da Amizade há mais de uma década. A motivação para que o produto fosse finalmente lançado veio quando ele viu a construção de estruturas improvisadas em Nova Iorque, onde vive, para atender as necessidades criadas pela pandemia da COVID-19.

Ele percebeu que este era o momento de oferecer uma solução e testar sua ideia. Para isso, ele montou as duas pequenas cabines para refeições usando as Garrafas da Amizade e vigas de madeira.

Foto: Friendship Products LLC

A estrutura foi aprovada. Além de oferecer uma ambiente agradável, as cabines resistiram às tempestades que atingiram a cidade, se mostrando uma alternativa viável para diferentes situações climáticas.

Ajuda humanitária

Com uma parceria com o Center for Architecture Science and Ecology, as garrafas estão avaliadas pela Cruz Vermelha e outras organizações como uma solução que une o envio de água e construção de abrigos.

“As garrafas podem ser usadas para levar água e também outros suprimentos como alimentos ou remédios. E depois disso são reaproveitadas.”

Mohammmed Algannar, engenheiro
Foto: Friendship Products LLC

Um outro benefício é que, graças ao seu design, as Garrafas da Amizade oferecem inúmeras possibilidade de construção, podendo ser usadas para criar diversas estruturas.

De acordo com seu criador, não existem muitas limitações e é possível ir montando diferentes projetos, de acordo com a necessidade, com as garrafas funcionando como peças versáteis para as construções.

Design

Imagem: Friendship Products LLC

“As garrafas plásticas são uma fonte de poluição plástica, um grande problema em diversas partes do mundo. Mas, com uma mudança no design do produto, elas podem se transformar em uma solução”, conta o arquiteto Tom Roland, parte da equipe que está trabalhando com as Garrafas da Amizade.

“Com este design, as garrafas são transformadas em materiais de construção e não vão ser descartadas em aterros sanitários ou encontradas nos oceanos.”

Tim Carlson
garrafas tijolos
Foto: Friendship Products LLC
- Publicidade -