caixas suporte laptop Positivo
Foto: Divulgação | Positivo

As caixas de laptops ganharam uma nova utilidade com uma ideia simples e criativa. Ao invés de serem encaminhadas para a reciclagem, as embalagens dos computadores da marcapodem ser transformadas em um prático suporte para a máquina.

“Com a pandemia, as pessoas se viram obrigadas a trabalhar de suas casas, onde nem sempre têm o conforto ideal para passar horas sentadas em frente ao computador. Além de ajudar na produtividade, pensamos em uma solução que tivesse um lado sustentável já que, ao darmos um novo uso à embalagem do produto, ela não precisará ser descartada no meio ambiente”, comenta Cinthya Ermoso, Gerente de Produtos da Positivo.

As embalagens vêm com instruções detalhadas sobre como montar o suporte, podendo ser reutilizadas, uma alternativa mais sustentável que a própria reciclagem.

Reciclagem de eletroeletrônicos

Lixo eletrônico
Foto: iStock

No Brasil são gerados mais de 1,2 milhão de toneladas de resíduos eletroeletrônico por ano. Boa parte deste material pode ser reaproveitado ou reciclado por meio da logística reversa, processo que desmonta equipamentos fora de uso e aproveitas as partes que ainda podem ser úteis.

A Positivo recebe equipamentos da marca usados para que eles tenham o destino correto. Na Central de Sustentabilidade, o equipamento é desmontado, e cada componente recebe um destino adequado. Para mais informações, clique aqui.

Existem ainda empresas especializadas na coleta e reciclagem de equipamentos eletroeletrônicos, pilhas e baterias, materiais que têm grande valor, mas que oferecem grandes riscos à saúde e meio ambiente quando são descartados incorretamente.

Um destes exemplos é a Green Eletron, que oferece mais de 620 Pontos de Entrega Voluntária de eletroeletrônicos e outros 6 mil coletores exclusivos de pilhas no Brasil.