O sol, a natureza, a cidade. Esses elementos servem de inspiração constantemente na concepção dos móveis para áreas externas que levam a assinatura da Plantar Ideias, estúdio de arquitetura e design urbano comandado por Luciana Pitombo e Felipe Stracci. Pesquisadores ávidos por novos materiais e tecnologias, eles encontraram na fibra de bananeira e no concreto a combinação perfeita para a coleção Trópicos, recentemente apresentada na SP-Arte 2019, o maior festival de arte da América Latina.

Com linhas bem limpas, a coleção é composta por cadeiras, banquetas, módulos de estar, poltronas e mesas. “Usamos fibras ecológicas estruturadas com elásticos, o que resulta na resistência e no conforto de assento e encosto”, explica o designer e arquiteto Felipe. “Não há espuma nas peças, evitando que o móvel retenha água e molhe a roupa de quem sentar”, completa a designer e arquiteta Luciana.

Enquanto a fibra ecológica de bananeira oferece a elasticidade, o conforto e a durabilidade essenciais para que os móveis possam aguentar a exposição direta de sol e chuva, o concreto, com sua plasticidade, ajuda a dar forma nas peças que ganham status de esculturas no ambiente. A criação desses mobiliários só foi possível graças à experiência e da Lovato Móveis, fábrica de vanguarda no Brasil.

A Plantar Ideias celebra o início da parceria entre a L’oeil, marca com 25 anos de história na área de decoração que cuidará da comercialização das peças, e a Lovato Móveis. “O objetivo é unir as três pontas da cadeia produtiva em busca de oferecer um produto com design bem cuidado, alta durabilidade e fácil de ser encontrado”, explica Felipe.

Fotos: @sebastienabraminfotografo