O Vale de Alexander, na Califórnia (EUA), abriga inúmeras vinícolas, mesmo assim podemos destacar uma delas: a “Silver Oak Cellars”. De propriedade familiar, ela é especialista em Cabernet Sauvignon, mas está chamando atenção mesmo por ter uma adega tão sustentável que ganhou a certificação máxima LEED Platinum.

Um dos grandes destaques está no sistema de recuperação e filtragem de água, que resulta em quase “Net Zero Water”, isto é, minimiza o consumo total de água enquanto maximiza fontes alternativas. Para isso, um biorreator trata e filtra toda a água da adega, o que garante redução de 37% no uso de água potável. Além disso, também a água da chuva é coletada para irrigar a vinha.

Achou pouco? Bom a própria produção de vinho é projetada para usar a menor quantidade possível de água por galão. Como se sabe, a escassez de água assim como os períodos de seca são uma constante na região californiana.

Reaproveitamento de materiais

O amplo espaço tem formato de celeiro, o que remete à construção rural. Mas seu telhado repleto de painéis solares – 2.500 no total – indica que há algo a mais por ali para descobrir. A energia solar produzida gera tudo que a estrutura precisa para funcionar, somando mais de um megawatt de eletricidade por ano.

Foto: Joe Fletcher
Foto: Joe Fletcher

O exterior da estrutura é revestido com madeira reaproveitada de tanques de vinho dos anos 30 da empresa Cherokee Winery, um dos pioneiros da vinificação no vale.

A escada da entrada foi feita a partir do reaproveitamento da madeira de barris de vinho de carvalho, cujas manchas de bebida foram propositalmente deixadas. Aliás, muita da madeira usada na construção do piso, parede e teto são de carvalhos que caíram naturalmente e precisavam ser removidos por segurança.

O espaço, que também serve de local para degustação, possui predominantemente aço e madeira. A estrutura ainda possui biblioteca, espaço para eventos, cozinha e salas de armazenamento a frio e a seco. Por fim, os visitantes têm uma bela vista da paisagem ao redor.

O projeto Silver Oak é do escritório Piechota Architecture e concorreu ao prêmio da Fast Company “Innovation by Design Awards 2019” na categoria Ambientes de Varejo, ficando entre os finalistas.

Créditos do projeto:

Arquiteto: Piechota Architecture
Arquiteto paisagista: Munden Fry Landscape Associates
Designer de interiores: Harrington Design
Construção: Cello Maudru Construção
Projeto de iluminação: Eric Johnson Associates
Gerente de sustentabilidade: Haley Duncan, Silver Oak Cellars
Trabalho em metal: Chris French Metal, Inc
Armários: BoxCabCo
Acabamentos de concreto: Bohemian Stoneworks
Componentes arquitetônicos da madeira: Trabalho manual
Janelas e portas de alumínio: Blomberg
Janelas e portas de aço: Jada