Dois estúdios de arquitetura e design da Índia desenvolveram um banco capaz de armazenar a água da chuva para regar as plantas de praças e áreas verdes da cidade de Mumbai. Batizado de Water Bench, o objeto é feito com materiais reciclados e vem sendo usado para reduzir o consumo de água no cenário urbano.

Produzido com polietileno parcialmente reciclado, o Water Bench possui um reservatório interno, que é totalmente preenchido com água durante as precipitações. Assim, o móvel urbano atinge sua máxima eficiência durante os meses mais chuvosos do ano – segundo informou o site português Greensavers, o reservatório possui três diferentes níveis de armazenamento: o mais baixo capta 500 litros, o médio, mil litros, e o grande, 1.800 litros, que são reaproveitados no sistema de irrigação.

Os responsáveis pelo banco são os membros da MARS Architects e o escritório BMW Guggenheim Lab da Índia, que já apresentaram o Water Bench em Nova Iorque e durante a Semana de Design de Pequim. Tanto em Mumbai, como nas apresentações ao redor do mundo, o novo produto caiu nas graças do público e será instalado em Nova Iorque já no início de dezembro.

 

Em Mumbai, o projeto ainda está em fase de testes, que deverá durar por um ano – no entanto, várias áreas verdes da cidade já contam com o banco especial. Agora, os criadores do Water Bench vêm realizando esforços para espalhar a solução de reaproveitamento de água em todos os parques da cidade, a fim de tornar os sistemas de irrigação independentes da rede pública de saneamento básico.

Por Gabriel Felix – Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.